São Fidélis (RJ): Câmara de Vereadores cassa prefeito por crime de corrupção

Relatório da Comissão Processante acolhido por unanimidade em plenário; esquema desviou R$ 3,4 milhões do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais

Por decisão unânime, a Câmara de Vereadores de São Fidélis (RJ), Norte Fluminense, cassou o mandato do prefeito Amarildo Alcântara (PSD), em sessão realizada nesta quarta-feira (13).

Os por 9 votos a 0, os parlamentares acolheram o parecer de uma Comissão Processante, que deliberou pela punição por crime de corrupção, conforme foi antecipado pelo jornalista Roberto Barbosa, no programa Direto da Redação e nas colunas que escreve em O Rebate e no jornal Diário da Guanabara.

Os vereadores apuraram que Amarildo comandou um esquema que desviou R$ 3,4 milhões do Fundo de Pensão dos Servidores Municipais. O dinheiro era depositado em contas em nome da presidente da autarquia, da diretora financeira e do contador.

Por orientação do prefeito, o dinheiro era repassado para seus familiares, entre eles a primeira-dama do município, o filho do prefeito, a nora e uma sobrinha de sua esposa.

Os repasses eram feitos em contas bancárias. Os funcionários do fundo também narraram a entrega em dinheiro vivo, sacado em lotéricas.

Ainda nesta quarta-feira, o vice José William foi empossado como prefeito.

O rombo é decorrente dos desvios financeiros e também de má gestão ao longo de décadas. Diante do esvaziamento financeiro, os servidores aposentados e pensionistas temem ficar sem pagamento.

Sair da versão mobile