Rio de Janeiro terá fim de semana mais estável após vendaval com ventos acima de 100 km/h

Capital deve registrar tempo seco e sem chuva, enquanto outras regiões do país enfrentam previsão de temporais, ventos fortes e baixa umidade.

Rio de Janeiro terá fim de semana mais estável após vendaval, mas Sul tem previsão de temporais, Norte de chuva intensa e Centro de baixa umidade.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

Após uma semana marcada por rajadas superiores a 100 km/h, o Rio de Janeiro deve ter uma redução na intensidade dos fenômenos meteorológicos durante o fim de semana. Na capital fluminense, a previsão indica tempo seco, ventos moderados e possibilidade de algumas rajadas mais fortes, mas sem expectativa de chuva.

Segundo o Alerta Rio, as condições devem permanecer mais tranquilas nos próximos dias. A previsão representa uma mudança em relação ao vendaval registrado na quarta-feira (29), que provocou impactos em diferentes áreas do estado.

A tendência é de que os ventos percam força na cidade do Rio de Janeiro durante o fim de semana, diminuindo os riscos associados às condições observadas nos últimos dias.

Sul do país concentra risco de temporais

Enquanto o Rio deve experimentar uma melhora no tempo, a atenção dos meteorologistas se volta para outras regiões brasileiras.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Região Sul deve concentrar as condições mais favoráveis à ocorrência de temporais. A previsão inclui praticamente todo o Rio Grande do Sul, além de áreas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Também há possibilidade de condições adversas no sul de Mato Grosso.

A meteorologista do Inmet Thaís Cortez explica que, além das chuvas fortes, os ventos podem aumentar de intensidade nessas áreas. O cenário pode favorecer ocorrências como quedas de árvores e outros transtornos provocados pelas tempestades.

Litoral e Nordeste também podem registrar rajadas

Os ventos fortes também podem atingir pontos de outras regiões brasileiras.

Segundo o Inmet, áreas do litoral norte de São Paulo, Espírito Santo e alguns setores do Nordeste apresentam possibilidade de rajadas mais intensas.

A recomendação é que moradores de locais afetados acompanhem os avisos meteorológicos e tenham atenção redobrada durante os períodos de maior intensidade dos ventos, especialmente em áreas próximas a árvores, placas e estruturas que possam ser danificadas.

Norte tem previsão de chuva intensa

Na Região Norte, a preocupação principal está relacionada às precipitações.

O Inmet mantém aviso amarelo para chuva intensa em áreas do Acre, no sul do Amazonas e no oeste de Rondônia.

Nesses locais, os volumes de chuva podem ser elevados e provocar alagamentos e outros transtornos pontuais, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Umidade pode ficar abaixo de 20% no Centro do país

Além das tempestades e dos ventos, a previsão também aponta para baixos níveis de umidade relativa do ar em áreas da região central do Brasil.

Os índices podem ficar abaixo de 20%, situação que exige cuidados com a hidratação e pode aumentar o desconforto causado pelo tempo seco.

A orientação é que moradores dessas áreas mantenham o consumo adequado de água e acompanhem as recomendações divulgadas pelas autoridades meteorológicas e de saúde.

Previsão terá cenários diferentes pelo país

O panorama meteorológico do fim de semana será marcado por diferenças significativas entre as regiões.

Enquanto o Rio de Janeiro deve ter uma trégua após o vendaval que atingiu o estado durante a semana, partes da Região Sul enfrentam possibilidade de temporais e ventos fortes. Na Região Norte, há previsão de chuva intensa, enquanto áreas do Centro do país devem lidar com índices muito baixos de umidade.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Sair da versão mobile