Quissamã amplia investimentos em saneamento com nova Estação de Tratamento

(Phillipe Moacyr - PMQ)

Com o título de primeiro lugar do Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, e terceiro município que mais investe em saneamento básico, a Prefeitura de Quissamã entregou mais uma importante obra que resulta em avanço na qualidade de vida da população, com a inauguração nesta quarta-feira (13) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Praia/Penha.

A tão aguardada ETE Praia/Penha foi inaugurada pela prefeita Fátima Pacheco e pelo vice-prefeito Marcelo Batista. O evento representa um marco na eficiência e modernidade do sistema de saneamento básico de Quissamã.

A entrega contou com a presença de secretários, subsecretários, coordenadores, representantes da estrutura de Governo, dos vereadores Fábio Castro, Cássio Reis, Janderson Barreto, Aílson Barreto e Rildo Barcelos, do Operário Padrão, Thiago da Silva e de moradores da Praia de João Francisco e da Penha.

“Esta inauguração marca um grande avanço para nossa cidade, não apenas em termos de saneamento básico, mas também na promoção da qualidade de vida de nossa população. Estamos comprometidos em oferecer serviços modernos e eficientes que atendam às necessidades de todos”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, Fátima Pacheco ressaltou a mão de obra feminina na construção da ETE, com a presença da engenheira sanitarista Gilane Gurgel, na secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo; da engenheira civil Tamires Manhães, representante da empresa responsável pela operação do sistema da ETE; e da engenheira civil Natália Cunha, na empresa que atua na ETE.

Projetada para atender aos bairros da Penha e Praia de João Francisco, a nova ETE surge em resposta ao aumento populacional e à demanda crescente de tratamento de esgoto.

“A ETE Praia/Penha vai além de garantir o tratamento eficiente do esgoto, contribui para um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações”, frisou o vice-prefeito Marcelo Batista.

A nova ETE substitui a antiga unidade, localizada em área dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, atendendo às recomendações do Ministério Público, Além disso, os equipamentos ultrapassados deram lugar a uma tecnologia de ponta: o sistema MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor), que utiliza biofilmes de microrganismos aderidos a leitos móveis para o tratamento de esgoto.

Com capacidade inicial para atender uma população de 4.300 habitantes e uma vazão média de 14,3l/s, a ETE Praia/Penha vai elevar a qualidade de vida dos moradores.

“É com grande satisfação que entregamos esta obra à população. Nosso objetivo é garantir a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde pública e também cumprir a legislação”, completou o secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Juninho Selem.

O processo de tratamento na nova ETE é dividido em etapas precisas:

Sair da versão mobile