Prefeitura de Macaé promove atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Macaé Prefeitura promove atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

(Divulgação)

Com objetivo de promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito e a violência à população LGBTI+, a Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé, promoverá na próxima semana (entre os dias 15 e 18), diversas atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (celebrado no dia 17 de maio).

Segundo a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, serão promovidas ações para informar e sensibilizar a população sobre a temática. “O dia 17 de maio foi declarado Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, um dos marcos mundiais mais importantes para a comunidade LGBTI+”, frisou.

Ela acrescentou que a data também é uma oportunidade para dar visibilidade à luta contra a discriminação e a violência sofrida por toda a população LGBTQIA+. “É sempre bom lembrar nesta data, que em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou o crime de LGBTfobia ao crime de racismo”, pontuou.

Em Macaé, a data foi municipalizada em 2021, através da Lei 4.759 de autoria da Vereadora Iza Vicente, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Macaé.

Tayse lembra, ainda, que a coordenadoria promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da população LGBTQIA+, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero. “A luta contra a LGBTfobia ainda é diária, é uma luta por respeito e afeta a vida de milhares de pessoas”, falou.

Programação:

Dias 15 e 16 – Jornada formativa para os servidores da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Guarda Sênior.

Dia 17 – Apresentação do trabalho realizado pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero na Câmara Municipal de Macaé.

Dia 18 – Ação de conscientização e informação com panfletagem para promover e sensibilizar a sociedade sobre o combate à Lgbtfobia.

Conquistas – O Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia foi criado em 2004, o dia se tornou simbólico para celebrar a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990, de excluir a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), uma das primeiras grandes conquistas da comunidade LGBTI.

A LGBTIfobia pode ser definida como o preconceito, a discriminação, a rejeição, o medo, a aversão ou o ódio contra pessoas LGBTI, simplesmente por elas terem uma orientação sexual, uma identidade de gênero ou ainda um sexo diferente daquele padrão que as pessoas estão acostumadas.

Este tipo de comportamento hostiliza e rejeita todos aqueles que não seguem a heterossexualidade levando a manifestação da LGBTIfobia de diversas maneiras e, em sua forma mais grave, resultando em agressões verbais, físicas e até o assassinato.

A Coordenadoria Geral de Políticas de Acesso e Gênero funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, no bairro Virgem Santa. Os telefones de contato são (22) 2759 1253 / (22) 981363661 ou pelo e-mail: coordenadoriadeacessoegenero@macae.rj.gov.br.

Sair da versão mobile