Polícia prende ex-prefeito de Carmo por esquema em contrato do lixo

Ex-prefeito de Carmo, César Ladeira

Ex-prefeito de Carmo, Paulo César Ladeira | Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Carmo (RJ), Paulo Cesar Ladeira, foi preso na manhã desta segunda-feira (07) no âmbito da 2ª fase da Operação Chorume, que investiga corrupção envolvendo o contrato de limpeza urbana na cidade da Região Serrana. 

O esquema oriundo de contratação fraudulenta também mantinha um pagamento de propina a agentes públicos. 

O contrato envolvia as empresas Limpeza Urbana e Forte Ambiental, que segundo o MP, foram beneficiadas com contratos superfaturados em até 148% no custo estimado por tonelada de lixo. 

As investigações apontam que o dinheiro oriundo do esquema criminoso estava sendo lavado por meio de investimentos em criptomoedas. 

O ex-prefeito é réu confesso. Em março deste ano, ele entregou a quantia de R$ 128.900 à Polícia. O dinheiro estava enterrado em seu sítio.

Também são alvos da Operação a vereadora Estefânia Gozzi Farsura, o ex-secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Rocha Ribeiro. Juntamente com Ladeira, eles são acusados de corrupção passiva, associação criminosa e prevaricação. Contra o ex-prefeito pesa também a acusação de lavagem de dinheiro. 

A 2ª fase da Operação Chorume inclui o empresário Murilo Neves de Moura, que reside na cidade de Campos (RJ), além dos também empresários de São Fidélis, Wesley Ferreira Pessanha, Celsomar Ferreira Pessanha e Selma Ferreira Pessanha. 

A operação desta segunda-feira foi autorizada pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital.

Sair da versão mobile