Operação Rubi e os sinais de tempestade em Conceição de Macabu (RJ) 

Operação Rubi em Presidente Kennedy (ES)

Foto: Reprodução

Delator no âmbito da Operação Rubi, na cidade Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, o empresário Marcelo Marcondes é uma figura conhecida nas cidades de Quissamã (RJ) e Conceição de Macabu (RJ).

Por sinal, sua empresa, a “Limpeza Urbana”, envolvida em pagamentos de propina em Kennedy, teria chegado à Macabu apresentada por um ex-prefeito de Quissamã. 

Na “cidade simpatia” (Macabu) foi acolhida nos serviços de limpeza urbana, o que explica o fato da Operação Rubi no Espírito Santo ter levado Mota Coqueiro (último sentenciado com pena capital no Brasil), a se revirar no túmulo. 

O empresário e os prefeitos amigos no Norte Fluminense também têm uma relação em comum: um deputado Federal que foi secretário de Agricultura. 

O proprietário da Limpeza Urbana foi preso em junho do ano passado, em ação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual do Espírito Santo.  

O empresário foi flagrado pagando propina a então prefeita de Kennedy, Amanda Quinta (PSDB), e alguns secretários.

Há fortes indícios que o empresário não atua apenas por meio de uma única empresa. Haveria também CNPJs sendo operados por meio de prepostos em algumas cidades.  

Existem fortes sinais de uma invernada irada que poderá emergir em uma dessas madrugadas, quando os implicados dormem sonhando com o passarinho verde e acordam voando no bico do urubu. 

Sair da versão mobile