Maricá planeja iniciar a vacinação em crianças ainda na sexta (14)

As primeiras vacinas contra a Covid destinadas às crianças com idade entre 5 e 11 anos devem chegar na manhã desta sexta-feira (14) ao Rio de Janeiro. São 93,5 mil doses, que serão distribuídas para todas as cidades. As informações são do g1.

Os imunizantes serão encaminhados à Coordenação Geral de Abastecimento da Secretaria Estadual de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana.

A expectativa era de que as vacinas chegassem por transporte aéreo na madrugada desta sexta-feira. Porém, as doses estão sendo trazidas via terrestre e devem chegar por volta das 10h, segundo previsão do Ministério da Saúde.

Pelo menos quatro municípios devem buscar as respectivas doses ainda nesta sexta no centro de distribuição: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá.

Maricá planeja iniciar a vacinação ainda na sexta, aplicando o imunizante na população indígena.

População

A expectativa é que mais de 1,5 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos sejam vacinadas com as doses infantis da vacina contra a Covid no estado. Na capital, este grupo é de mais de 560 mil crianças.

“A quantidade é inicialmente pequena, um pouco mais de 90 mil doses, mas que já vai ser suficiente para que a vacinação comece em todas as cidades do Rio de Janeiro já a partir de segunda. A estrutura logística que vai ser montada, com caminhões, carros e helicópteros, permitirá que essa vacina chegue em tempo bastante oportuno nas prefeituras e que, na segunda-feira, a grande maioria delas já possa começar então essa vacinação”, disse o secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Alexandre Chieppe destacou ainda a importância de que os pais levem seus filhos para serem imunizados contra a Covid.

“É uma vacina extremamente segura, eficaz e é importantíssimo que os pais levem as crianças”, afirmou o secretário.

A vacinação está prevista para começar, na cidade do Rio de Janeiro, na próxima segunda (17) com as meninas de 11 anos. As crianças com comorbidades podem procurar os postos em qualquer data.

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a vacinação de crianças desta faixa etária. Em 5 de janeiro, o Ministério da Saúde informou que não será exigida receita médica para vacinar o grupo.

O Brasil deve receber 4,5 milhões de doses até o fim de janeiro.

Sair da versão mobile