Macaé participa da última etapa de vacinação contra a Aftosa

Imunizantes estarão disponíveis até 30 de abril, na sede da Secretaria municipal de Agroeconomia

A campanha prossegue até o dia 30 de abril (Foto: Márcio Borges )

A febre aftosa pode ser, em breve, totalmente erradicada no estado do Rio. Essa é a expectativa do Ministério da Saúde, que comanda a atual Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. A campanha começou na segunda-feira, dia 1° de abril, e prossegue até o dia 30 em todo o estado do Rio de Janeiro.

Em Macaé a vacinação é realizada através da Secretaria Municipal de Agroeconomia. Proprietários com até 100 animais podem pegar as vacinas gratuitas na sede da secretaria, que fica no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os donos dos animais devem levar isopor e gelo para conduzir as doses. O estado do Rio de Janeiro hoje se encontra na classificação de Zona Livre Com Vacinação.

“Após esta etapa, o estado recebe estatus sanitário de “estado livre de febre aftosa sem vacinação”. Nesta última etapa, deverão ser vacinados todos os animais do rebanho, independente da idade”, informa a veterinária da secretaria, Marcelini de Souza Freire Cirino.

Para alcançar o selo, é necessário o empenho de todos os produtores rurais do município, responsáveis por cerca de 90 mil cabeças de gado. A vacinação é obrigatória. O produtor que não imunizar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada.

A febre aftosa

A febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por vírus, que acomete as espécies de animais biungulados, entre outros, os animais de produção: bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos. É considerada a principal doença animal de impacto econômico, devido às perdas produtivas que acarreta nos rebanhos acometidos, assim como às restrições sanitárias que afetam a comercialização intramunicipal, intermunicipal, interestadual e internacional de animais, seus produtos e subprodutos.

 

Sair da versão mobile