Macaé Conecta Week será entre os dias 19 e 22 de outubro

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, realizará entre os dias 19 e 22 de outubro, o Macaé Conecta Week – Semana de Inovação, Ciência e Tecnologia, na Cidade Universitária.

O objetivo é discutir pesquisas com reflexo direto e potencial de aplicação nos desafios da cidade, da gestão pública e da indústria, ressaltando o papel do pesquisador e das universidades nesse cenário.

A proposta do evento é unir num mesmo ecossistema de inovação, as ações dos pesquisadores nas universidades, as empresas privadas, setor público, escolas municipais e todos os interessados na temática inovação, inclusive com a participação do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), para apresentar e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica aplicada, principalmente aquelas realizadas no município e região.

Até agora, já foram contabilizadas cerca de 80 inscrições para o Macaé Conecta Week entre pessoas que vão palestrar, expor, realizar workshops, debates, mesa redonda, apresentações, mini cursos, bate-papos e afins.

Os eixos temáticos de abordagem/discussão são os mais variados, entre eles: sustentabilidade, saúde única, urbanidades, humanidades, cultura, arte, agrotech, tecnologias digitais e da informação, economia contemporânea e indústria 4.0, inteligência artificial, robótica, entre outros.

O encontro vai contar com lançamentos de foguetes, experimentos didáticos, competição de games, visitas técnicas, oficinas, apresentações culturais e muito mais. Cerca de 25 mil pessoas estão sendo esperadas nesse encontro, que pretende apresentar e vivenciar soluções inovadoras, contemplando a integração entre várias áreas de saberes distintos.

De acordo com a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, a ideia é consolidar Macaé não só como a cidade da energia, mas do saber, do conhecimento e, para além disso, demonstrar que, apesar de Macaé ter um ecossistema muito rico, a diversidade de indústrias, de universidades e de governos que pretendem se desenvolver regionalmente, só fortalece o norte e o noroeste do estado do Rio através de conexões.

“A ideia é estabelecer laços cada vez mais fortes e consolidá-los não só a partir desse encontro, mas de tantos outros que virão a partir do Macaé Conecta que, apesar de carregar o nome de Macaé, tem a dimensão de integrar toda a região na perspectiva de que o desenvolvimento econômico e social ganha mais força e robustez, quando estamos em conjunto, trabalhando de maneira integrada, fortalecendo, assim, toda a região”, destacou.
Sobre o programa Macaé Conecta

Foi instituído na estrutura da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, o Programa Macaé Conecta: centro de pesquisa e desenvolvimento, que promove a pesquisa aplicada e o desenvolvimento, buscando soluções para os desafios da cidade a partir das instituições de ensino, pesquisa e extensão do município e parcerias público-privadas.

O Programa tem como finalidade estabelecer medidas de incentivo à pesquisa científica, tecnológica e ao desenvolvimento. Sua implantação e operacionalização poderá celebrar convênios e parcerias com as instituições de pesquisa, empresas e instituições que promoverão a ciência, a pesquisa e o desenvolvimento no âmbito regional.

“O Macaé Conecta tem essa perspectiva de que o que acontece na academia reverbera em toda região, fomentando, inclusive, outras vocações como: agronegócio, turismo, a indústria farmacológica, biotecnologias, sustentabilidade, e não apenas óleo e gás”, pontuou a secretária de Ensino Superior.

As informações são da Prefeitura de Macaé.

Sair da versão mobile