Macaé busca referência em apoio a Pessoa com Deficiência

A iniciativa de tornar Macaé referência no acolhimento e assistência a Pessoas com Deficiência (PcD) passa a integrar ações realizadas pelo governo e propostas discutidas no plenário da Câmara de Vereadores.

Essa parceria levou, nesta quinta-feira (24), os secretários municipais de Saúde, Alexandre Cruz, e de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso Rodrigues, junto ao vereador Reginaldo do Hospital, que preside a Comissão de Saúde da Câmara, a conhecer o Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência, que integra a Secretaria da Pessoa com Deficiência, da cidade do Rio de Janeiro.

A comitiva macaense, que contou também com a participação do coordenador de Políticas de Direitos e Fomento à Inclusão, Mateus Vandré, do procurador da Câmara, Roan Flores, que representou o presidente da Câmara, Cesinha, e de membros da Família T21 Macaé, que luta pelo respeito e inclusão das pessoas com síndrome de down, e do Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam), foi recebida por Danielle Favato, coordenadora geral dos Centros de Referência do PcD na cidade do Rio, junto a Amanda Pereira, que Coordena a unidade visitada pelo grupo.

A visita marca o início da construção conjunta, entre o governo e a Câmara, de um modelo de política pública voltada a promover apoio, acesso a tratamentos terapêuticos, atividades de inclusão, programas de educação, qualificação profissional e renda, para as pessoas com deficiência de Macaé.

“Vamos iniciar o processo de consolidação de política pública voltada a promover toda assistência ao público PcD. Entendemos que precisamos ampliar os nossos programas e serviços, fortalecer as iniciativas já realizadas em nossa cidade, e principalmente dar voz a todos os movimentos que cobram a inclusão e respeito para todas as pessoas com deficiência. O nosso prefeito Welberth é sensível a esta causa que passa a ser prioridade para o nosso governo”, afirma Alexandre Cruz.

As informações são da Prefeitura de Macaé

Sair da versão mobile