Macaé altera cardápios da Merenda Escolar cumprindo legislação federal

Merenda Escolar na Escola Olimpia Ribeiro. Data: 30/08/2017. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública do país, publicou uma nova resolução que já está em vigor em Macaé. A resolução 6 de 08/05/2020 estabelece as novas diretrizes da alimentação escolar, com o aumento da oferta de alimentos in natura, variados, seguros e que respeitem a cultura e as tradições da região. Com isso, os cardápios foram adequados para atender a nova legislação, o que gerou importantes modificações em todos os municípios.

Agora, os cardápios devem, obrigatoriamente, limitar a oferta de biscoito, bolacha, pão, bolo e doce. De acordo com a resolução, fica proibida a oferta de gorduras trans industrializadas em todos os cardápios; assim como a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças até três anos de idade.

A secretária municipal de educação, Leandra Lopes, esclarece que a merenda escolar tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições durante o período letivo.

De acordo com o Coordenador da Merenda Escolar, Maurício Cooper, a merenda é disponibilizada para todos os alunos da Educação Básica, matriculados na Rede Pública de Ensino. Macaé oferece cerca de 60 mil refeições por mês, seguindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação.

A Secretaria de Educação oferece refeição diária (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para alunos dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cardápio é diferenciado para alunos que apresentam patologias como intolerância à lactose, glúten e diabetes.

As informações são da Prefeitura de Macaé.

Sair da versão mobile