A Prefeitura de Macaé abriu uma segunda chamada para preencher vagas remanescentes dos cursos de capacitação previstos no Edital nº 002/2026. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e da Escola do Servidor Janete Fernandes Conceição.
A nova etapa foi divulgada nesta quarta-feira (16) e permite que um mesmo servidor seja indicado para mais de uma formação, desde que os horários sejam compatíveis e não coincidam com o expediente de trabalho.
Indicações podem ser feitas até 21 de setembro
As secretarias e demais órgãos municipais deverão encaminhar a relação dos servidores interessados à Escola do Servidor por meio de Ofício Digital até segunda-feira (21).
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada dos documentos, até que todas sejam ocupadas.
O ofício deve informar nome completo, matrícula, curso ou cursos escolhidos e e-mail do servidor. Após a análise, a confirmação da inscrição será enviada por e-mail.
Para concluir a capacitação, é necessário cumprir as regras do edital, incluindo frequência mínima de 75%.
Cursos são gratuitos e presenciais
O edital prevê 662 vagas distribuídas em 24 cursos gratuitos, com cargas horárias entre 12 e 36 horas. As formações estão programadas para ocorrer entre setembro e dezembro.
Entre as opções disponíveis estão Gestão de Conflitos e Negociação, Gestão de Tempo e Produtividade, Inteligência Emocional, Liderança e Gestão Humanizadas de Equipes, Redação Oficial, Proteção de Dados no Setor Público, Ergonomia, Diversidade e Inclusão e Gestão Estratégica de Pessoas.
Também estão disponíveis capacitações sobre Libras, Direito Administrativo, legislação aplicada às políticas públicas e sustentabilidade.
Servidores também atuam como instrutores
Parte das formações conta com servidores municipais como instrutores. Segundo a Prefeitura, profissionais de carreira com especialização, mestrado e doutorado compartilham conhecimentos e experiências relacionados às atividades da administração pública.
A iniciativa faz parte das ações de desenvolvimento profissional promovidas pela Escola do Servidor.
*Da Agência Fonte Exclusiva.
