Lei municipal cria Corredor Cultural na região central de Macaé

Quem aprecia a história e a cultura de Macaé tem muito o que celebrar. Foi sancionada pelo prefeito Welberth Rezende, a lei de criação do Corredor Cultural Professor Ricardo Meirelles (nº 4.760/2021), que reúne imóveis de relevância histórica, artística e arquitetônica da região central do município.

A atuação será em forma de circuito, que servirá para divulgação histórica e exposições artísticas ao longo de todo o percurso, onde artistas locais poderão divulgar seus trabalhos. A ideia é fomentar a economia local e incentivar a cultura.

O itinerário tem início no Colégio Estadual Matias Neto, passando pelo Solar dos Mellos, Câmara Municipal (prédio antigo), Sociedade Musical Nova Aurora, Teatro Municipal de Macaé, Clube Fluminense, Tênis Clube, Coreto da Praça Veríssimo de Melo, Mercado de Peixe e Bico da Coruja, local boêmio, conhecido por ser ponto de encontros e serestas.

Segundo a lei, a Secretaria Municipal de Cultura poderá acrescentar ao circuito, imóveis que respeitam e sigam os critérios citados. As solicitações para exposições temporárias deverão ser protocoladas para Secretaria Municipal de Cultura, contendo: documento de identificação do requerente; comprovante de residência em nome do requerente, no qual poderá ser substituído por declaração de residência emitida pelo proprietário do imóvel com firma reconhecida; histórico cultural do artista, indicando os trabalhos que prende expor com fotos; indicação do período que deseja manter a exposição aberta ao público.

O circuito cultural passará a constar como atividade turística permanente de Macaé e deverá contar com guias credenciados que tenham conhecimento histórico do município.

As informações são da Prefeitura de Macaé.

Sair da versão mobile