Investimentos da Petrobras fortalecem Macaé como referência em ambiente de negócios

Investimentos da Petrobras fortalecem Macaé como referência em ambiente de negócios

Os Laboratórios de Fluidos e de Rochas foram inaugurados nesta quarta-feira (13) e irão atender demandas da companhia de todo o país (Foto: Divulgação )

Mais um investimento da Petrobras na Bacia de Campos fortalece Macaé como referência em ambiente de negócios na exploração e produção de óleo e gás. Nesta quarta-feira (13), a empresa inaugurou os novos laboratórios de Fluidos e de Rocha, na base Imboassica.

Os dois espaços irão ampliar a capacidade operacional e permitirão as análises de amostras de campo de todo o país. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, representou o prefeito, Welberth Rezende, e destacou a importância do governo municipal apoiar atividades que favoreçam a geração de emprego e renda.

“A gestão municipal está sempre empenhada em atender todas as atividades e demandas da indústria de óleo e gás, ajustando as soluções e tomadas de decisões para investimentos em nossa cidade. A proposta é garantir um ambiente de negócios e geração de emprego e renda”, frisou o Secretário.

A infraestrutura funcionará como uma central de todo o Brasil com aproximadamente 12 mil metros quadrados. O gerente geral da Unidade de Negócios Bacia de Campos (UN-BC), Alex Celem, afirmou que os laboratórios concretizam a demanda de investimentos na região.

“A Bacia de Campos continua sendo referência para a companhia. O projeto duplica a capacidade de análises, alinhado ao nosso plano estratégico dos próximos quatro anos, que valoriza as pessoas. Além disso, a visão da Petrobras é realizar uma transição energética justa e sustentável”, disse Celem.

Em funcionamento desde a década de 80, o Laboratório de Rochas armazena 18 mil caixas de testemunhos. Setenta e seis por cento deles são amostras da Bacia de Campos. Já o Laboratório de Fluidos analisa, anualmente, 40 mil frascos. O gerente executivo de Águas Profundas, Ricardo Moraes, detalhou que até dezembro de 2028 a Petrobras investirá 28 milhões de dólares na Bacia de Campos que, atualmente, contribuiu para o recorde do último trimestre da empresa com a produção de 600 mil barris por dia, de um total de 4.1 milhões/dia de toda a companhia.

O evento contou ainda com a presença dos Secretários municipais de Políticas Energéticas, Thiago Rocha; de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos; de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio; da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtalli e do coordenador de Urbanismo da Secretaria de Obras, Jader Gomes.

Sair da versão mobile