Ibope Inteligência retoma entrevistas e testes rápidos em Macaé

Testagem massiva Macaé-RJ

Foto: Reprodução

O Ibope Inteligência iniciou nesta quinta-feira (27), em Macaé, no Norte Fluminense, uma nova fase do Projeto Covid-19. Durante os próximos três dias pesquisadores do instituto vão visitar 250 residências selecionadas por dados estáticos de 15 bairros do município convidando os moradores a participar das entrevistas e testes rápidos para detectar o novo coronavírus.   

As pesquisas fazem parte de um estudo do Ibope coordenado pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e contratado pelo Ministério da Saúde. Em junho na primeira etapa, os pesquisadores visitaram no estado do Rio de Janeiro, os municípios de Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Macaé.   

Uma equipe composta por 13 entrevistadores e um supervisor realizarão as entrevistas no período de 27 a 29 de agosto. 

Os profissionais que realizam as visitas estão identificados com crachá do Ibope Inteligência e usam todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. 

Em Macaé os bairros pesquisados são: Barra de Macaé, Parque Aeroporto, Ajuda, Lagomar, Lagoa, Glória, Cajueiros, Visconde de Araújo, Riviera Fluminense, Aroeira, Centro, Miramar, Praia Campista, Glicério e Botafogo. 

Em cada fase os pesquisadores estão coletando dados em 133 cidades brasileiras e testando cerca de 33 mil pessoas, sendo 250 em cada município selecionado. 

Segundo Ministério da Saúde, em cada etapa a expectativa é testar cerca de 100 mil pessoas em todo país.  As equipes vão realizar o trabalho de porta em porta e todos os envolvidos na pesquisa já foram testados. 

O Ministério da Saúde pretende com o resultado desta pesquisa criar estratégias mais precisas para o combate da pandemia. 

Sair da versão mobile