Há vagas qualificadas, anunciam empresas na websérie Firjan de Óleo, Gás e Naval

Apesar da pandemia, o mercado de trabalho em óleo, gás e naval no país se mantém aquecido, mas é preciso ficar atento às mudanças e aos novos perfis demandados, que impactam nas grades de treinamento para os profissionais. Essas foram as principais conclusões da Websérie Firjan de Óleo, Gás e Naval – Mercado de Trabalho com Ocyan e TAG, promovida em 20/4, com moderação de Fernando Montera, coordenador de Relacionamento Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

A TAG (Transportadora Associada de Gás), vendida pela Petrobras em 2019 para o consórcio Engie CDPQ, teve que contratar todo o quadro de pessoal, porque operava com funcionários cedidos pela antiga controladora e terceirizados. Após o período de transição, em 2020 o percentual de funcionários recrutados pela TAG cresceu 70%. A empresa iniciou também um programa de estágio. A empresa possui a maior rede de gasodutos de transporte no país, presente em 10 estados.

“O desafio é atrair profissionais, que precisam ser altamente qualificados e ter experiência com gasoduto. Conseguimos contratar alguns da Petrobras. Estamos conversando com outras transportadoras para tentar fazer um programa de treinamento”, explica Carmina Velasco, gerente de Pessoas, Cultura e Comunicação na TAG.

A Ocyan, especializada em prover soluções para a indústria de petróleo e gás, está com 400 vagas abertas, segundo Bruna Fonseca Augusto, gerente de Pessoas na empresa. “Nosso maior desafio tem sido a diversidade e a inclusão. Criamos um Comitê de Diversidade e estamos fechando uma parceria com a Firjan SENAI Macaé para treinar mulheres para atividades off shore”.

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, colocou a rede de institutos do SENAI à disposição das empresas para preparar esse novo perfil de mão-de-obra. “Estamos investindo muito nos professores e nos recursos tecnológicos. A automação em operações de petróleo e gás estará cada vez mais presente”.

Reis aproveitou o evento para divulgar a campanha SESI Cidadania Contra a Fome, de arrecadação de alimentos não perecíveis para pessoas em extrema pobreza. A iniciativa foi lançada pela Firjan SESI há uma semana. “Pandemia, tragédia e angústia de quem tem fome e precisa comer. Por isso, essa grande articulação entre a Firjan SESI, empresários e os parceiros Viva RioUnião Rio e Caminhão da Misericórdia, da Comunidade Olhar Misericordioso. Doe agora!”, conclamou Reis. Para participar da campanha, acesse https://sesicidadaniacontrafome.firjan.com.br/

Para rever a Websérie Óleo, Gás e Naval, acesse https://www.youtube.com/watch?v=kSDsUxq6WSI

Sair da versão mobile