Governo federal reconhece estado de emergência em mais 2 cidades do RJ

Ao menos 12 pessoas morreram na capital e Baixada Fluminense em decorrência das chuvas

Moradores de Duque de Caxias tiveram prejuízos por causa da enchente José Lucena/TheNews2/Estadão Conteúdo - 14.jan.2024

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência em mais dois municípios do Rio de Janeiro devido aos danos causados pelas fortes chuvas: Duque de Caxias e Mesquita.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (16).

O total de cidades fluminenses em situação de emergência chega a seis. São elas:

  • Rio de Janeiro (capital)
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Nova Iguaçu
  • Duque de Caxias
  • Mesquita

Com esse reconhecimento federal, os municípios podem pedir recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos.

“Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional”, afirmou o ministério na segunda (15).

Pelo menos 12 mortes foram confirmadas devido aos temporais no estado do Rio de Janeiro.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou nesta terça-feira (16) que a recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que não deve faltar apoio ao Rio de Janeiro.

“A recomendação de Lula é que não deve faltar apoio. Estamos aqui para isso. Se o orçamento não for suficiente, Medida Provisória (MP), como ele fez ano passado, foram mais de 2.000 municípios que viveram essa situação de emergência ano passado”, declarou Góes.

Com informações da CNN.

Sair da versão mobile