Governador visita áreas afetadas por chuvas na Baixada Fluminense e promete ajuda a famílias

Governador disse que criou um gabinete articulado com várias pastas e que o estado está dando apoio às prefeituras no processo de limpeza das cidades

RIO — O governador Cláudio Castro esteve na Baixada Fluminense, na tarde deste sábado, onde visitou áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas. Ele disse que criou um gabinete articulado com várias pastas e que o estado está dando apoio às prefeituras no processo de limpeza das cidades. Determinou ainda que as famílias que perderam seus bens façam o cartão Recomeçar e para o aluguel Social.

— Mais uma vez lamentamos o ocorrido e as vidas perdidas. Aqui em Nova Iguaçu, graças a Deus, não teve nenhuma morte, mas teve em Paraty, Angra e Mesquita. Desde ontem eu fiquei falando com os prefeitos dos municípios atingidos. Nós já estamos assistindo a todas as cidades atingidas e, já cedo aqui para a Baixada, vieram as Secretarias das Cidades e de Infraestrutura para começar a apoiar as prefeituras no processo de limpeza — disse o governador.

Ele chegou de helicóptero no 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Nova Iguaçu. De lá, o governador seguiu para algumas áreas da cidade atingidas pelas chuvas e conversou com moradores. Castro disse ter determinado a mobilização das secretarias de Estado para minimizar danos causados pelo temporal e garantir assistência à população nas regiões atingidas pelo temporal.

Ele anunciou medidas de apoio às família, como ações para entrega de água, cestas básicas e itens de higiene para moradores de áreas atingidas, pelo Rio Solidário, cujas doações podem ser feitas nas bases do Segurança Presente. Outras secretarias tamém estão mobilizadas para prestar apoio às cidades atingidas. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, por exemplo, fez o contato inicial com as cidades de Paraty, Angra dos Reis, Queimados, Nova Iguaçu e Belford Roxo para ceder maquinários pesados.

— Em algumas cidades ainda é preciso esperar a água baixar. Mas já determinei o cadastro de todas as famílias que perderam os seus bens para que façam o cartão Recomeçar e para o Aluguel Social — disse.

Na visita ele estava acompanhado pelo secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, além dos titulares das secretarias de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi; de Meio Ambiente, José Ricardo Brito; e de Desenvolvimento Social, Júlio Saraiva

As informações são do Extra.

Sair da versão mobile