Fliq 2023 aberta nesta quinta (26) pela prefeita Fátima Pacheco

(Phillipe Moacyr)

A magia da leitura chegou com força total a Quissamã. A Feira Literária de Quissamã (Fliq) 2023 foi aberta de forma oficial nesta quinta-feira (26) pela prefeita Fátima Pacheco; o vice-prefeito, Marcelo Batista e secretários. Com o tema “Seja Sua Própria Inspiração”, a programação vai se transformar cada dia em uma nova aventura a ser escrita.

Promovido pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, o evento acontece até domingo (29) com entrada gratuita e mais de 60 atrações.

Muito além do lazer, a prefeita Fátima Pacheco destaca que a Feira também oferece benefícios pedagógicos fundamentais para o aluno. A programação da Fliq abrange quatro diferentes tipos de linguagens: literária, musical, artística e teatral.

“Quando a gente investe em livros, a gente investe em cidadania, em transformação, em aprendizado, cultura. E a Fliq proporciona uma das cenas mais bonitas que eu já vi no nosso governo. As crianças com seus Vale Livros na mão escolhem o livro do seu gosto, com a capa e título que quiserem, de forma democrática e justa. Não tem nada mais legítimo e emancipador do que isso. Continuaremos a investir na cidade toda, mas a Educação segue sendo uma prioridade absoluta. Que todos confiram de perto tudo que instalamos aqui, porque a gente não faz nada mais ou menos. A gente entrega o melhor para a nossa população”, comentou.

A abertura oficial contou com o lançamento da coletânea Turma do Fliquinho e participação especial da Banda de Lata Maria Josefa Pessanha. A programação desta quinta (25) conta ainda com oficinas, musicalização infantil, rodas de conversa, apresentação de escolas e contação de histórias.

Os alunos mais empenhados na coleção do Álbum de Figurinhas “As aventuras da turma do Fliquinho”, que completarem o álbum dessa jornada cheia de diversão, serão compensados por esse prêmio exclusivo e colecionável que é a coletânea. Os títulos são: “Joguinho uma história de resistência”; “Uma aventura com BF”; “Os temperos de Pretinha”; “Curtindo as férias com JF”; “Um passeio com Juruba”; “As histórias de leiturinha”; “Os mistérios de Baobá”; “Natinha, uma delícia de pastel”; e “A turma do Fliquinho”.

De acordo com o vice-prefeito Marcelo Batista, a Fliq promove uma corrente educacional entre os alunos. “Ver o sorriso no rosto dessas crianças é gratificante. Estamos vendo a oportunidade que os jovens estão tendo com essa Feira que não perde para município algum. Bonito de ver também essa interação e corrente educacional que envolvem os alunos da rede municipal, estadual e federal com o Vale Livro. Nosso grande objetivo é formar cidadãos que tenham capacidade de disputar vaga no mercado de trabalho de forma justa e promover qualidade de vida para nossa população”, frisou o vice-prefeito.

Para a Fliq, a Educação investe em Vale Livro beneficiando alunos das redes Municipal, Estadual e Federal do município, profissionais da Rede Municipal e jovens aprendizes do Juventude Ativa Mais podem adquirir livros de sua escolha. Um investimento de cerca de R$1 milhão. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) vai atuar com mais de 30 editoras, para que as crianças e toda comunidade possam ter acesso a diferentes gêneros.

A Fliq 2023 traz apresentações que garantem entretenimento para todas as idades, com artistas como Anavitória e o encantador Show da Luna. A Feira vai contar também com lançamento de livros, oficinas e musicalização infantil com as tendas Brincar, Refletir, Papo Reto e Coisa de Criança.

“Durante esses quatro dias teremos muita festa, muitas formas de linguagem, de forma muito presente nos nossos livros. A gente tem mais de 30 editoras, mais de 200 mil livros nesses 4 dias, que os alunos vão poder escolher de forma democrática. Que aproveitem, pesquisem, andem a Feira inteira, até depois de escolher os livros”, ressaltou a secretária de Educação, Helena Lima.

A cerimônia de abertura contou com presença do Vice-presidente da ABDL, Roberto Leal; o  Subsecretário de Educação de Quissamã, Róbisson Serra; a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos; a Coordenadora Adjunta, Fabiany Koch; Presidente do Fundo Municipal de Educação, Amanda Fragoso; vereadores Fábio Castro, Janderson Barreto, Rildo Barcelos, Aílson Barreto e Mazinho Batista; secretários municipais; diretores de escolas; e o Subsecretário de Educação de São João da Barra, Cláudio Andrade.

Sair da versão mobile