Estado, Prefeituras e Judiciário iniciam pagamento da primeira parcela do 13º salário

13 salário

(Divulgação)

As Prefeituras de Macaé e Quissamã, no Norte Fluminense e o governo do Estado  do Rio de Janeiro além do INS e o poder judiciário estão antecipando pagamento do 13º salário.

Para o economista Ranulfo Vidigal, esses recursos ajudarão a fomentar o comércio nas cidades neste momento de crise de saúde global. A maior parte das famílias deve destinar recursos para compra de alimentos.

O governo estadual paga nesta quarta-feira (30), metade do 13º salário para 460 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas — após um longo período sem essa antecipação. O valor líquido da folha é de R$ 1,6 bilhão.

No mesmo dia, o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública e Tribunal de Justiça também vão depositar a primeira parte do abono aos seus funcionários públicos e membros da ativa, inativos e beneficiários de pensão.

A Defensoria detalhou que, no órgão, o pagamento alcançará 2.140 ativos e 306 inativos. No TCE, o crédito será para 1.116 vínculos. Já a Alerj pagou no sábado (26), a primeira parte do 13º aos seus 5 mil servidores em atividade, deputados, aposentados e pensionistas.

Por lei, a obrigatoriedade do pagamento da primeira parcela vai até o dia 30 de novembro do ano vigente, e a segunda deve ser efetuada até 20 de dezembro.

Macaé 

A antecipação vai injetar R$37 milhões na economia da cidade. O abono será depositado na conta dos funcionários junto com os vencimentos de junho, aquecendo as vendas e gerando renda, principalmente no comércio local.

Cerca de 16 mil servidores, entre concursados e comissionados, fazem parte do quadro do funcionalismo público da Prefeitura atualmente. O cronograma da administração municipal prevê que a segunda parcela do décimo terceiro seja paga ainda no mês de dezembro.

Quissamã 

O anúncio foi feito pela prefeita Fátima Pacheco, nas redes sociais. O abono será depositado na conta dos funcionários no dia 15 de julho, aquecendo as vendas e gerando renda, principalmente no comércio local.

Sair da versão mobile