Especialista diz que não se deve comparar Covid-19 com H1N1

José Luiz de Souza

Foto: Reprodução

Entrevistado pelo jornalista Roberto Barbosa na Live do Portal VIU! nesta segunda-feira (6), o médico epidemiologista Luiz José de Souza disse que as medidas de isolamentos adotadas pelo protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) são necessárias para combater a disseminação desenfreada do coronavírus. 

Autor de dois livros sobre temas relacionados a epidemias, o especialista afirmou que é um erro comparar a Covid-19 com H1N1 e outras doenças disseminadas por meio de vírus e bactérias em tempos recentes. 

“São situações completamente diferentes, até porque o coronavírus é algo que ainda está em fase de estudos e somente os médicos que estão diretamente na linha de frente têm informações mais confiáveis para estudos”, disse. 

“O H1N1 foi um episódio muito menos complicado e com menor intensidade, pois não tardou surgir uma vacina”. 

Para Luiz José a tendência de que as autoridades na área de saúde estejam diante de um agravamento da situação no Brasil e destacou que a sociedade deve ficar preparada para encarar um isolamento social mais prolongado. 

Um dos livros do especialista é intitulado “Dengue, diagnóstico, tratamento e prevenção”, que já está na segunda edição.

Atualmente ele é diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) de Campos (RJ).

Sair da versão mobile