Educação de Macaé prepara novo ano letivo investindo em tecnologia para as escolas

(Divulgação)

A Secretaria de Educação de Macaé vai iniciar o ano letivo de 2024 cheia de novidades. As escolas da rede municipal vão receber já neste primeiro semestre novos equipamentos tecnológicos, internet mais potente, além de tablets para os alunos e mesas interativas. As novidades foram anunciadas nesta sexta-feira pela secretária de Educação, Leandra Lopes, durante reunião com os diretores das 107 escolas da rede municipal.

O investimento em novas tecnologias foi a forma que a equipe da Secretaria de Educação encontrou para levar para as salas de aula momentos mais dinâmicos e interativos para os alunos.

“A escola hoje tem que se aprimorar para alcançar esta nova geração, que já nasceu conectada. Além das lousas interativas que já chegaram, investimos na compra de 110 tablets para cada escola, que serão usados em atividades pedagógicas. Os tablets não poderão ser levados para casa, e vão ajudar o professor em praticamente todas as disciplinas. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos avançando a cada dia”, afirmou Leandra.

Outra novidade que fez sucesso na reunião são as mesas interativas. São 280 mesas para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, que poderão ser usadas também nas salas de recurso.

“São joguinhos educativos, onde as crianças vão aprender brincando”, disse o secretário de Educação Básica, Robério Fernandes.

Os investimentos em tecnologia para as escolas incluem ainda novos computadores e laptops, internet com maior velocidade e aparelhos de data show.

Para a abertura do ano letivo, a Secretaria está preparando uma programação especial em fevereiro, com atividades culturais com o tema Educação Antirracista. Também para fevereiro, está programada a liberação da primeira parcela do Programa Municipal Dinheiro na Escola (PMDE) tem contribuído para tornar mais ágil a resolução de questões da rotina escolar.

Durante a reunião, os diretores também receberam orientações sobre o Cartão Educação, que começa a receber as recargas no início de fevereiro para os alunos que já são da rede. Este ano, a novidade do Cartão – usado exclusivamente para a compra de material escolar e uniformes – é que as recargas serão feitas em duas parcelas: uma neste início de ano e outra no segundo semestre.

Sair da versão mobile