Comissão da Firjan se reúne na prefeitura de Macaé para debater a reforma no Centro de Convenções

Prefeito Welberth Rezende e seus secretários apresentaram um cronograma de obras para que o local esteja apto a receber a feira Brasil Off Shore 2023

A Comissão Municipal da Firjan se reuniu nesta terça-feira (07/06) na prefeitura de Macaé para debater o cronograma de obras do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a fim de que o local esteja apto a receber a feira Brasil Off Shore 2023.

Devido à não utilização do espaço durante a pandemia, a Defesa Civil interditou o local, que já conta com um projeto de reforma concluído. Na ocasião, o prefeito Welberth Rezende e diversos secretários instituíram um grupo de trabalho pela retomada dos grandes eventos, tendo como prioridade a reforma do Centro.

“Após dois anos de uma grave crise provocada pela pandemia, vivemos um momento de retomada econômica na qual a feira Brasil Off Shore é um elemento crucial. Foi um encontro bastante proveitoso, no qual demonstramos toda a preocupação do setor produtivo e a importância dessa feira para a cidade. Temos um prazo exíguo diante dos trâmites que a gestão pública exige, mas saímos com a confiança de que teremos uma solução”, destacou o coordenador da Comissão Municipal da Firjan, Gualter Scheles, que esteve acompanhado de diversos membros da Comissão, além de representantes de entidades do setor produtivo que compõem o grupo Repensar Macaé.

No encontro, a equipe do governo apresentou o cronograma dos processos de planejamento, licitação e liberação de recursos já em curso. A preparação do Centro de Convenções e de Macaé para receber grandes eventos é acompanhada pelos Secretários municipais de Infraestrutura, Santiago Borges, de Obras, Felipe Pereira Bastos, de Turismo, Léo Anderson, o Secretário adjunto da Defesa Civil, Joserfeson de Jesus, o Procurador Geral do município, Fabiano Paschoal e o Controlador Geral do município, Edilson dos Santos.

“Prioritariamente discutimos ações de fomento ao desenvolvimento econômico da cidade. E os grandes eventos fazem parte deste novo contexto, seja pela transformação do mercado de óleo, gás e energia, seja na área da inovação e serviços. A reforma do Centro de Convenções faz parte desta estratégia dividida com as instituições empresariais locais”, afirmou o prefeito.

Fortalecimento da cadeia de petróleo e gás

Em 20 de maio, a Comissão esteve também acompanhando uma vistoria no local. Na ocasião, o prefeito Welberth Rezende e diversos secretários assumiram o compromisso de licitar as obras de reforma a tempo de realizar a feira no ano que vem, para, posteriormente, compartilhar a gestão do espaço com a iniciativa privada.

A Brasil Offshore é realizada há mais de 20 anos na cidade, sendo o principal evento de OPEX da indústria de Petróleo e Gás. Nele reúnem-se grandes oportunidades de conexão e fomento de novos negócios entre Operadoras, Epcistas, Integradores, Construtoras e Fornecedores de Equipamentos, Subsea, Automação, Manutenção, Transporte e Logística.

O objetivo é fortalecer a rede de fornecedores e prepará-la para atender as demandas e projetos dos operadores vencedores dos leilões, oferecendo um ambiente altamente técnico com oportunidades únicas de networking, negócios e aperfeiçoamento profissional.

Reforma

O projeto de reforma prevê serviços de demolições, remoções e retiradas, recuperação estrutural, coberturas, fechamentos laterais e impermeabilizações, águas pluviais, instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas, alvenarias e divisórias, revestimentos de pisos, paredes e tetos, esquadrias, pintura, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ar-condicionado, pavimentação e serviços complementares.

O Centro de Convenções foi erguido para receber a feira ao custo de R$ 19 milhões, e fica localizado ao lado do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, na Rodovia Amaral Peixoto. São 19 mil metros quadrados divididos em vários espaços: dois pavilhões principais, 10 salões de convenções (cada um com capacidade para 100 pessoas), dois depósitos (dois mil metros quadrados de área), cinco oficinas de manutenção, refeitórios, vestiários, restaurantes, lanchonete, estacionamento com capacidade para mil e quinhentos automóveis, banheiros com 30 assentos e fino acabamento, rampas para deficientes físicos, além ainda de outros espaços.

Sair da versão mobile