Certificação Bandeira Azul de gestão de praias macaenses é apresentado em encontro

A certificação internacional “Bandeira Azul” foi apresentada na manhã desta terça-feira (8), através de um encontro que aconteceu na Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.

O projeto foi apresentado pelo professor Eduardo Bulhões, geógrafo e doutor em Geologia e Geofísica Marinha, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é incentivar a proteção ambiental dos ecossistemas costeiros e dos recursos hídricos em praias, promovendo o turismo sustentável.

O projeto foi apresentado para o Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, que ressaltou a importância da certificação para que o turismo seja realizado no município de forma consciente.

“Teremos uma reunião com representantes da Secretaria de Turismo, nesta quinta-feira (10), para mostrarmos o projeto. Temos o interesse de implementar esse projeto em nossa cidade, respeitando as nossas praias e promovendo, ao mesmo tempo, um turismo sustentável. Estamos analisando todos os pontos e teremos outros encontros, para que depois possamos implementá-lo de fato em nosso município”, pontuou.

Eduardo Bulhões explicou que “Bandeira Azul” é um prêmio ecológico concedido a praias urbanas de excepcional qualidade ambiental. “Isso é feito na forma de uma certificação internacional de praias que apresentem elevados níveis de gestão ambiental. No Brasil a certificação é dada pelo Instituto Ambientes em Rede, que representa o Foundation for Environmental Education, uma organização com sede na Dinamarca”, detalhou.

Ele acrescenta, ainda, que o objetivo é incentivar a proteção ambiental dos ecossistemas costeiros e dos recursos hídricos em praias, promovendo o turismo sustentável.

“Nesta temporada de verão 2021/2022 existem no país 21 praias certificadas com a Bandeira Azul. A maioria delas está em Santa Catarina. No Estado do Rio de Janeiro existem quatro praias Bandeira Azul: Prainha e Praia da Reserva, na capital; Praia do Sossego, em Niterói; e Praia do Peró, em Cabo Frio. Já estão em processo de certificação (fase piloto) a Praia de Itaúna, em Saquarema; e as Praias do Recreio e de Grumari, na capital”, acrescentou.

Para Eduardo Bulhões, os benefícios para o ecossistema são os de preservação. A iniciativa do Bandeira Azul visa conscientizar a sociedade de que manter os ecossistemas costeiros saudáveis traz vantagens não apenas ambientais, como também econômicas.

Para o município de Macaé, o projeto seria implementado na Praia do Pecado, um dos mais belos cartões postais do município, que atrai moradores e visitantes durante o Verão, em função do seu patrimônio ambiental.

Participaram do encontro a analista ambiental da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento, Evelyn Raposo; e a gerente de projetos, Cláudia Barreto.

As informações são da Prefeitura de Macaé.

Sair da versão mobile