Castro é reeleito governador do RJ no primeiro turno

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi reeleito neste domingo (2) e irá comandar o estado por mais quatro anos.

Às 20h45, com 91,31% das urnas apuradas, Castro tinha 58,24%, enquanto Marcelo Freixo (PSB) estava com 27,66%.

Quem é Cláudio Castro
Cláudio Bomfim de Castro e Silva, de 43 anos, nasceu em Santos (SP) e se mudou para o Rio ainda criança. É advogado, católico e autor de dois álbuns de música religiosa.

Em 2018, elegeu-se vice-governador na chapa de Wilson Witzel, então no PSC, com o apoio da família do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho Flávio Bolsonaro. Com a condenação de Witzel (PSC), afastado após um processo de impeachment no início de 2021, assumiu o cargo.

Sua primeira participação política foi em 2004, quando tornou-se chefe de gabinete de Márcio Pacheco, então vereador no Rio de Janeiro. Castro o acompanhou quando Pacheco se tornou deputado estadual.

Em 2012, Castro tentou uma vaga de vereador e não alcançou os votos necessários para se eleger. Em 2016, com 10.262 votos, obteve uma cadeira na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Sua coligação tem o apoio do Avante, DC, MDB, PMN, Podemos, PP, Pros, PRTB, PSC, PTB, Republicanos, Solidariedade e União Brasil.

 

Sair da versão mobile