Audiência Pública em Macaé debate sobre defesa da mulher

Com o lema “Mulher nenhuma deve enfrentar a violência doméstica sozinha”, a Prefeitura de Macaé, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), participou de audiência pública em defesa da mulher, promovida pela Câmara Municipal, em homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha. O encontro aconteceu na última terça-feira (10).

De acordo com a coordenadora geral de Políticas para as Mulheres e coordenadora do Ceam, Jane Roriz, durante a audiência foram discutidos alguns avanços da Lei como a edificação dos tipos de violência: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.

“Quando falo sobre a Lei Maria da Penha, destaco duas questões: a importância de legitimar a voz das mulheres e a prevenção, um dos principais pontos que faz com que a lei seja a terceira do mundo no combate à violência doméstica e familiar”, pontuou Jane.

A coordenadora destacou, também, a importância das medidas protetivas, do fortalecimento e do diálogo dessa rede de proteção e atendimento à mulher, com compromissos compartilhados e alinhamento conceitual. “Destaquei a união, pois quando a gente fala dessa rede, precisamos destacar esse compromisso compartilhado, um único caminhar para que a gente alcance mais mulheres”, explicou Jane, acrescentando que o Ceam realizou 1660 atendimentos presenciais e remotos de janeiro a julho de 2021.

O ato foi solicitado pelos vereadores Iza Vicente e Guto Garcia, além da participação da ex-vereadora e ex-vice-prefeita Marilena Garcia, primeira mulher eleita de Macaé e região, em 1982. As deputadas Benedita da Silva e Renata Souza também participaram da audiência e, ainda, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Layla Daniele, e a representante do Colegiado dos Diretores de Macaé, Marcia Santos. A cantora Kynnie fez a abertura do encontro e cantou, ao vivo, o hino da cidade de Macaé.

Contatos:

Patrulha Maria da Penha

0800-2822108, (22) 99826-6263 ou (22) 2796-1328 (Guarda Municipal)

Centro Especializado de Atendimento à Mulher

Sair da versão mobile