Aluno da Femass é aprovado em Mestrado na Holanda

O aluno recém-formado no curso de Sistemas de Informação da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Matheus Soares Rocha, 26, foi aprovado para o TIAS School for Business and Society – International MSc in Business Administration, na Holanda. A conquista vem sendo comemorada por toda equipe da faculdade, principalmente, professores e orientadores.

Matheus é macaense e entrou na faculdade em 2016. Toda sua trajetória foi em escola pública, sendo ex-aluno da rede municipal de ensino na EMEI Anna Benedicta, Colégio Polivalente, Alvarez Parada, e Visconde de Araújo. Cursou segundo grau técnico em mecânica industrial.

“Se você tem vontade de se graduar lá fora, há diversas possibilidades de conseguir tal feito, basta estudar bastante, ter um bom inglês, saber o que você quer, já ter em mente qual especialização, o local que gostaria de ir e o resto você vai conseguindo aos poucos. Gostaria de agradecer a FeMASS pela graduação municipal de qualidade, pois sem ela não conseguiria alcançar meus objetivos e aos professores que me ajudaram nesta caminhada que são: Sérgio Eduardo Corrêa Netto, Isac Mendes Lacerda e ao Douglas Valiati, que me entregaram cartas de recomendação em tempo recorde”, destacou Matheus.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno foi relacionado a Machine Learning, a qual falava das técnicas mais utilizadas e demonstrava como funciona o processo de KDD com o tema “Processo de KDD utilizando logarítimos de random forest e decision tree para análise de dados” .

“A FeMASS me ajudou muito no aprendizado de novas tecnologias. As matérias são bem atuais relacionadas com o que encontramos no mercado de trabalho, estudamos coisas essenciais para a formação, e que muitas das vezes nos perguntamos por que estudamos tal coisa e mais a frente vemos que era extremamente importante. Consegui ótimos estágios e com isso me desenvolvi bastante. O professor Sérgio ajudou muito na construção do meu TCC, me orientando onde seria melhor explicar determinadas coisas, o que incluir e não incluir para não se tornar maçante e me deu liberdade para escolher com quais ferramentas eu gostaria de fazer a implantação do projeto”, contou Matheus.

Sobre a conquista da bolsa, Matheus revela que sempre teve vontade de estudar fora do país. “Tudo começou com um evento de faculdades a qual eles mostravam os cursos disponíveis, como é a faculdade, e no final tinha umas perguntas e respostas. Primeiramente, para o evento você tinha que cadastrar seu currículo, a partir disso algumas faculdades se interessavam em você e mandavam convites para participarem no stand delas e outras você podia escolher. A TIAS foi uma das que se interessaram pelo meu currículo e participei do meeting deles. Depois do evento encerrado, pesquisei sobre as faculdades, vi o ranking de cada uma e sobraram algumas, a TIAS foi uma delas. Logo após eles fizeram outro evento com alunos que estavam acabando de se formar e foi bem bacana pois consegui tirar bastante dúvidas. A Holanda é reconhecida mundialmente pela qualidade do ensino e a TIAS é a melhor faculdade da Holanda”.

Depois de ter optado pela TIAS, Matheus começou o processo seletivo deles que é de forma online, onde você se cadastra e há uma série de etapas a serem completadas. Depois disso, há um teste verbal e de matemática, onde uma semana depois um recrutador te chama para uma entrevista de aproximadamente 40 minutos a qual é falado do seu currículo, do resultado da sua prova, das suas perspectivas com o curso e sobre a mudança de país.

“É muito importante que você não fique nervoso para as perguntas e não se preocupe caso erre alguma palavra na hora”, destaca . Cerca de duas semanas depois a faculdade manda o resultado com aprovação ou não, se foi concedido a bolsa da faculdade e o valor.

“Brasileiros podem optar pela Orange Tulip, que era o meu caso, que iria concorrer por essa bolsa, mas a faculdade me deu uma bolsa igual a Orange então não achei necessidade de concorrer por ela. Felizmente fui aceito pela instituição. A faculdade é extremamente acolhedora em todos os quesitos para sua ida, eles mesmo se encarregam do seu visto (agora é extremamente importante por causa da pandemia), da questão de moradia (eles têm convênio com empresas de aluguel) o que facilita a procura por quartos e apartamentos”, conta.

Sair da versão mobile