Temporais extremos e aviso de perigo de chuva: saiba os locais de risco

Sudeste e sul devem sofrer com temporais, com destaque para o Rio de Janeiro que deve ser atingido com uma chuva excepcional

Após uma forte onda de calor, boa parte do Brasil deve ser atingido por fortes tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou um “aviso de perigo”, o segundo grau de risco mais alto, para temporais no norte da região sul e em grande parte da região sudeste. O alerta de chuvas vale a partir desta quinta-feira (21) e deve se estender durante o final de semana.

“Previsão de chuvas intensas, hoje (21) e amanhã (22), em áreas de MT, MS, GO, MG, SP e RJ. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h com ventos de até 100 km/h”, diz o Inmet.

No fim de semana, a situação deve ser ainda mais crítica no Rio de Janeiro. De acordo com o Climatempo, a chegada de uma condição pré-frontal (situação que antecede a chegada de uma frente fria) vai trazer pancadas de chuva após o calor ainda nesta quinta. Mas os temporais devem dominar mesmo entre sexta-feira (22) e sábado (23).

Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente EXCEPCIONAL. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para TODO O MÊS DE MARÇO em apenas 24h/48 horas

A partir do domingo (24) a frente fria deve se afastar, diminuindo a quantidade de chuvas no estado, mas o clima de instabilidade deve se manter.

Confira a previsão de chuva para o resto do Brasil nos próximos dias segundo o Inmet:

 

Sair da versão mobile