Setor de TI terá déficit de 408 mil profissionais até 2022

O Brasil deve ter uma escassez de cerca de 408 mil profissionais na área de tecnologia da informação (TI) até 2022. É o que aponta um estudo da Softex, organização social voltada ao estímulo da área de TI. As perdas devido ao déficit de profissionais no setor acumulam mais de R$ 160 bilhões na última década.

Para solucionar o problema, o projeto TechDev Paraná desenvolveu duas pesquisas para identificar motivos para o déficit e demandas em recursos humanos na área de TI. O projeto é uma iniciativa que reúne entidades empresariais e públicas com o objetivo de desenvolver atividades de TI.

A primeira pesquisa está direcionada às empresas, em que vão apontar onde estão os setores mais carentes de profissionais em cada uma delas. As companhias respondem a um questionário sobre seu tamanho e segmento de atuação. Além disso, respondem perguntas sobre formas de recrutamento, estágio e manutenção de funcionários.

A segunda pesquisa tenta determinar a disponibilidade de habilidades no mercado de trabalho. Entre as competências avaliadas, estão o soft skill e o hard skill. Soft skill se refere à criatividade, inteligência emocional e pensamento analítico. Já hard skill trata de habilidades mensuráveis, como formação acadêmica e alcance de metas.

Segundo a organização do TechDev, o objetivo do projeto é promover o ecossistema de tecnologia e inovação do Paraná. Desta forma, empresas, universidades, instituições de ciência e tecnologia e setor público poderão estar conectadas no objetivo de estimular a área do TI no Brasil.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile