Recessão vai sufocar países da América Latina, diz CEPAL

Relatório da CEPAL

Foto: Rebecca Blackwell / AP | Reprodução RT

Quando a pandemia passar, a recessão econômica global deverá se acentuar e penalizar com mais  intensidade os países da América Latina.

As projeções estão no relatório da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), segundo informa reportagem do Portal VIU!

Os maiores pesadelos serão para os países que se especializaram em exportações de bens primários, como é o caso do Brasil. Outro setor afetado será a indústria turística. 

O relatório reduz a previsão de crescimento econômico de 1,3% que havia estabelecido este ano para o continente.  Agora, devido à pandemia de coronavírus, a previsão oscila em uma recessão entre 1, 8% e 4,0%.

O documento da CEPAL é intitulado ‘América Latina e Caribe em face da pandemia do COVID-19 -Efeitos econômicos e sociais’.

Essas projeções sinalizam tempestades sociais para as cidades da Bacia de Campos, região que se alimenta de royalties de petróleo, mas que já enfrenta queda de produção e esvaziamento econômico.

Nos tempos áureos da produção petrolífera, quando o barril chegou a ser cotado a US$ 113, os royalties funcionavam como colchão amortecedor de crises.

Sair da versão mobile