O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Brasil
Instituto Marielle Franco divulga pesquisa inédita sobre violência política de gênero e raça no ambiente digital, mostrando padrão coordenado de ameaças contra mulheres negras.

(Divulgação)

Pesquisa expõe violência digital contra mulheres negras na política

Estudo do Instituto Marielle Franco revela que 71% das ameaças envolvem morte ou estupro, usando o assassinato da vereadora como advertência brutal.

Redação Por Redação
27/08/2025 - 10:01
em Brasil
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Uma pesquisa inédita do Instituto Marielle Franco (IMF), divulgada nesta quarta-feira (27), revela níveis alarmantes de violência política digital contra mulheres negras no Brasil. O estudo “Regime de ameaça: a violência política de gênero e raça no âmbito digital (2025)” mostra que os ataques não são isolados, mas sistêmicos e coordenados, tendo como principal alvo mulheres negras cis, trans e travestis, LGBTQIA+, periféricas, defensoras de direitos humanos, parlamentares, candidatas e ativistas.

Os dados são chocantes: 71% das ameaças mapeadas envolvem morte ou estupro. Em 63% das ameaças de morte, há uma referência direta ao assassinato da vereadora Marielle Franco, transformando o feminicídio político em uma advertência brutal para intimidar outras mulheres negras que ousam ocupar espaços de poder.

Padrão Sistêmico e Recomendações

A pesquisa, realizada em parceria com organizações como Instituto Alziras, AzMina, Vote LGBT e Internet LAB, comprova que a violência faz parte de um sistema organizado para afastar essas mulheres da vida pública. “A violência que atinge cada uma delas é também uma violência contra a democracia”, afirma Luyara Franco, diretora executiva do IMF e filha de Marielle.

O estudo vai além do diagnóstico e apresenta recomendações concretas, como a criação de uma Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça. A proposta visa orientar ações do Estado, Legislativo, sociedade civil e plataformas digitais para garantir proteção efetiva e responsabilizar agressores e as próprias plataformas onde os crimes ocorrem.

Leia Também

Brasil terá alerta de tempestades no Sul e na Região Norte nesta quarta-feira

Jogos da Juventude 2026 começam em Foz do Iguaçu com recorde de participantes

Sobre o Instituto

Criado em 2019 pela família de Marielle Franco, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos dedicada a defender a memória e multiplicar o legado da vereadora, inspirando e potencializando a luta de mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas por um mundo mais justo e igualitário. A pesquisa reforça seu compromisso com a justiça e com a construção de um país onde todas possam existir e disputar espaços políticos sem medo.

Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Brasil#Democracia#DireitosHumanos#LGBTQIA+#MarielleFranco#MulheresNegras#ViolênciaDigital#ViolenciaPolitica
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Lula aponta Tarcísio como adversário em 2026 e cobra lealdade de ministros do Centrão

Próxima notícia

Festa do Peão de Barretos: Disney sertaneja brasileira movimenta R$ 1,2 Bi em 2025

Redação

Redação

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital