“Pergunte o que cada de um nós pode fazer pela liberdade e prepare-se”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar medidas de isolamento social e governadores nesta segunda-feira (12), e chamou seus seguidores a lutar pela “liberdade”. “Pergunte o que cada um de nós poderá fazer pelo Brasil e sua liberdade e … prepare-se”, escreveu nas redes sociais.

No texto, o presidente cita a proibição de cultos presenciais, toque de recolher e “expropriação de imóveis”, o que seriam uma “amostra do que é o comunismo”.

Após repercussão da divulgação de sua conversa com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), sobre a CPI da Covid no Senado e o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro fala sobre a ação de “protótipos de ditadores”.

CPI da Covid
Bolsonaro tenta ampliar a CPI da Covid para apurar também ações de governadores e prefeitos na pandemia.

“Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai vir para cima de mim. O que tem que fazer para ser uma CPI útil para o Brasil: mudar a amplitude dela. Bota presidente da República, governadores e prefeitos”, recomendou Bolsonaro ao senador Kajuru.

“Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada”, afirmou ao senador.

Na conversa telefônica, o presidente cobra do senador Kajuru que determine a análise de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Luís Roberto Barroso, ministro da Corte, determinou na quinta-feira (8) que o Senado instale uma CPI para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia.

Em outro trecho, o presidente fez ameaças e ofensas ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de investigação no Senado Federal. Em uma ligação telefônica gravada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Bolsonaro chama Randolfe de “bosta” e afirmou que teria que “sair na porrada” com o parlamentar.

“Se você (Kajuru) não participa (da CPI), vem a canalhada lá do Randolfe Rodrigues para participar e vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desses”, afirmou Bolsonaro.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia deve ser instalada nesta semana no Senado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deve ler na sessão desta terça-feira (13) o requerimento da instalação da CPI, que conta atualmente com o apoio de 33 senadores.

O objetivo dos senadores da minoria é apurar ações e omissões do governo Jair Bolsonaro na pandemia, como em relação ao colapso do sistema de saúde de Manaus, onde pacientes internados morreram por falta de oxigênio.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile