O que é xepa da vacina contra COVID-19?

São Paulo - Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

Passado mais de um ano da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, a ansiedade por retomar a vida normal é grande para a maioria das pessoas. Nesse caminho, a principal saída é controlar a transmissão da COVID-19, o que pode ser feito através da vacinação em massa.

No entanto, as doses de imunizantes, no Brasil, ainda são limitadas e apenas alguns grupos prioritários ou pessoas com mais de 50 anos têm direito. Agora, se você é mais jovem, uma boa aposta é se inscrever na “xepa” da vacina.

A palavra xepa descreve o final da feira livre, onde são vendidos por um preço mais barato legumes e verduras que foram rejeitados pelos outros clientes. Nem sempre, ir para a feira, neste momento, pode ser uma situação agradável. Às vezes, o cheiro de peixe — nas feiras que contam com peixaria — já tomou conta do local, mas os preços ainda podem ser vantajosos.

Esqueça a parte ruim da xepa de uma feira e pense nas vantagens: se você pensa na vacina, iria querer se imunizar logo, certo? É basicamente isso que acontece na xepa da vacina contra a COVID-19.

No final do dia, as doses remanescentes dos imunizantes são distribuídas para outros grupos que não são prioritários, como jovens com mais de 18 anos.

No caso da cidade de São Paulo, são vacinados, oficialmente, apenas os grupos prioritários e as pessoas de 52 e 53 anos, sem comorbidades.

Aproveitar a xepa não é furar fila
Caso haja um frasco de imunizante aberto — sim, um frasco garante a aplicação de algumas doses, dependendo da vacina — e não apareça mais ninguém do público apto para se imunizar, os profissionais da saúde acionam as pessoas que demonstraram interesse para se vacinarem antes do calendário oficial.

A parte boa é que isso nada tem a ver com furar a fila e ainda evita o desperdício de imunizantes, já que esta dose seria descartada, caso não fosse usada. Pode haver xepa de todos os imunizantes em uso no Brasil até o momento: CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca.

Como se inscrever na fila da xepa?
A imunização contra a COVID-19 segue a lógica do Sistema Único de Saúde (SUS), onde “estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas”, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Isso significa que é preciso verificar a forma exata como funciona em cada cidade, antes de se deslocar até o local de vacinação (e à fila da xepa). De forma geral, basta levar um documento e um comprovante de residência.

As informações são do CanalTech.

Sair da versão mobile