Ministra Sônia Guajajara declara estar frustrada com Lula e governo

Em entrevista à GloboNews, ministra mostrou insatisfação diante de discussão de medida provisória que delimita função da pasta

SONIA GUAJAJARA NO GOVERNO LULA

Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara declarou estar desapontada com Lula Foto: Reprodução Facebook / GuajajaraSonia

“Não posso negar que há, sim, uma certa frustração”, afirmou, em entrevista à Globo News, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, em relação ao presidente Lula e ao governo federal.

A fala era relativa à inércia do presidante diante da discussão da medida provisória que propõe retirar do ministério poderes importantes como a demarcação de terras, que iria para o Ministério da Justiça.

“Até porque o presidente Lula se comprometeu durante a campanha. Prometeu ministério, cumpriu. Esse ano se posicionou fortemente com esse protagonismo dos povos indígenas e a retomada da demarcação dos territórios. Sei que a bancada ruralista está muito articulada. Acho que o presidente Lula poderia ter entrado um pouquinho mais para impedir essa retirada do Ministério dos Povos Indígenas”, afirmou a ministra durante a entrevista.

Sônia apontou ainda machimo e racismo nas decisões da comissão mista que vem debatendo a medida provisória, tendo em vista que os ministérios mais impactados com perda de poderes seria o dela e o da ministra Marina Silva, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Quando eleito, Lula estabeleceu a configuração dos ministérios, no entanto é preciso da aprovação do Congresso e do Senado para que a estrutura seja mantida. A comissão mista que apresentou um texto do deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) foi o primeiro passo para definição de configuração dos ministérios.

Dentre as mudanças propostas no texto da comissão está, além da retirada da demarcação de terras indígenas do ministério liderado por Guajajara, a retirada do controle sobre a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), que sairia da pasta de Marina Silva para ficar sob comando do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

 

Sair da versão mobile