Lula cai um ponto e Bolsonaro segue igual, em nova pesquisa Ipespe

Especialista avalia que eleitores de Dória que tinham Moro como segunda opção migrariam naturalmente para Bolsonaro. De acordo com as pesquisas de intenção de voto mais recentes, Lula lidera a corrida eleitoral (Fotos: divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reduziu ligeiramente a distância para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral à Presidência da República em 2022, em nova pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (6).

As prévias da pesquisa indicam um cenário de estabilidade.

O petista aparece com 44% das intenções de voto, um ponto a menos do que o levantamento anterior, divulgado pelo Ipespe em 22 de abril. Já Bolsonaro se manteve com 31%.

Os dois, no entanto, seguem distantes do segundo pelotão de candidatos.

Lutando por um lugar como representantes da chamada 3ª via, Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% e João Doria (PSDB) com 3%. Ambos mantiveram os mesmos percentuais em relação à pesquisa do dia 22.

André Janones, do Avante, também manteve os 2% do levantamento anterior, mas abriu um ponto de distância de Simone Tebet (MDB), que caiu de 2% para 1%.

Os entrevistados que responderam “nenhum/não iria votar/branco/nulo” somam 8%. Não souberam ou não responderam, 2%.

Simulação de segunto turno entre Lula e Bolsonaro

Em um cenário de disputa de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 54%, contra 34% do atual chefe do Executivo federal.

A distância de Lula de 20 pontos percentuais para Bolsonaro é a mesma apresentada na simulação divulgada na pesquisa Ipespe de 22 de abril.

A pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de maio de 2022 com 1 mil entrevistados via telefone. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%, e a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03473/2022.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile