Lei Maria da Penha completa 15 anos com média de 250 mulheres vítimas de atos de violência por dia no RJ

A Lei Maria da Penha, instituída para coibir atos de violência física, patrimonial, sexual e moral contra a mulher, completa 15 anos neste sábado (7). Segundo dados oficiais, em média 250 mulheres foram vítimas de atos de violência no estado do Rio de Janeiro por dia no ano passado.

A escritora e ativista Michele Pin já foi vítima de violência. Atualmente, ela desenvolve projetos de enfrentamento à violência contra a mulher. Um deles foi a instalação de brinquedotecas nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAM).

“Com esses espaços, conseguimos fazer um atendimento mais humanizado para as crianças e suas mães. Agora, no mês de agosto, lançamos um folheto cujo objetivo é trabalhar com a prevenção no combate à violência contra a mulher. Acreditamos na educação como forma de prevenção à violência contra meninas e mulheres”.

Delegada-titular da DEAM do Centro do Rio, Débora Rodrigues explicou que, no site da Polícia Civil, é possível encontrar os endereços das 14 delegacias dedicadas ao atendimento à mulher.

“Nelas, é possível ter acesso à toda nossa rede de apoio, que prevê auxílio psicológico e jurídico. Além disso, no Observatório da Polícia Civil é possível ter acesso aos dados de atendimento à mulher. A cada três meses, os números serão atualizados, com o número de inquéritos instaurados”.

As informações são do G1.

Sair da versão mobile