Entidades realizam campanha do agasalho; saiba como e onde doar

Arrecadação, que visa ajudar população vulnerável por conta das baixas temperaturas, é feita em diversas capitais

As baixas temperaturas no Sul e Sudeste devem continuar até a próxima semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Algumas capitais registraram, nesta quinta-feira (19), termômetros abaixo dos 10ºC, como Belo Horizonte: 4,4ºC, Brasília: 4,9ºC, Goiânia: 5,6ºC, Curitiba: 6,6ºC, Campo Grande: 7,1ºC, e São Paulo: 7,1ºC. O Distrito Federal teve a manhã mais fria da história, com temperatura na casa de 1,4ºC.

Apesar de a massa de ar polar começar a perder intensidade, os próximos dias ainda devem ser gelados na Grande São Paulo.

Na sexta-feira (20), alguns regiões devem apresentar mais uma madrugada gelada, com formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 9°C.

No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens, mas a sensação de frio persiste com máximas que não devem superar os 17°C. No final do dia a nebulosidade aumenta um pouco com a chegada da brisa marítima, entretanto não há condições de chuva. No sábado (21) o sol volta a predominar e ajuda a diminuir um pouco a sensação de frio no decorrer do dia.

Já no Rio de Janeiro, a manhã de sexta-feira deve começar gelada, com muitas nuvens e com possibilidade de chuva isolada. A temperatura não deve passar de 25°C, segundo o Inmet. No sábado, a mínima na capital estará em torno de 13ºC.

Com todo esse frio, acende o alerta para as campanhas de doação de agasalho em diversas regiões. Saiba como ajudar:

São Paulo

O governo de São Paulo lançou a campanha “Inverno Solidário”, para a arrecadação de cobertores em qualquer um dos postos espalhados por toda capital paulista, além de pontos na região metropolitana.

As doações recebidas serão destinadas para moradores de rua e entidades sociais, entre elas, hospitais e centros de acolhida em todos os 645 municípios do estado.

Confira a lista de endereços neste link.

Exército de salvação SP

O Exército de Salvação é uma organização cristã internacional, com sede em Londres, Inglaterra. A instituição, sem fins lucrativos, está arrecadando roupas calçados e cobertores para distribuir para pessoas em situação de vulnerabiilidade durante o frio.

Confira neste link onde as coletas podem ser feitas.

A prefeitura da capital paulista conta com a Operação Baixas Temperaturas, que visa abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade no frio. As Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social conta com uma rede de acolhimento regular com 116 vagas para pernoite e 2.138 em hotéis. E ampliou para mais 2.000 vagas para abrigar as esses indivíduos.

Rio de Janeiro

A campanha do agasalho no Rio chegou com um mês de antecedência por conta das baixas temperaturas. Para ampliar o atendimento à população em situação de rua neste período de frio intenso, a Secretaria Municipal de Assistência Social da capital está rocolhendo as doaçãoes em três pontos, que vão funcionar durante todo o dia para acolher e encaminhar pessoas a abrigos municipais.

Atualmente são 2.600 vagas nas redes pública e conveniada. O número varia diariamente, de acordo com a demanda que vem das ruas, disse a prefeitura. A previsão é que sejam criadas mais 166 vagas. Veja onde doar:

Instituto Lar

Paraná

As arrecadações da prefeitura de Curitiba acontecem por meio da Fundação de Ação Social (Fas). A prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua com a orientação de que, caso avistem alguém nessas consições, entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156.

Rio Grande do Sul

A prefeitura de Porto Alegre, por meio do projeto POA Que Cuida já iniciou a campanha do agasalho 2022, chamada POA Que Doa. A ação não se limita aos meses de inverno. Veja onde doar.

A lista da prefeitura inclui ainda mais 13 locais espalhados pela capital. Saiba onde doar.

Sair da versão mobile