Energia solar: entenda como ela pode ajudar a reduzir sua conta de luz

A instalação de um sistema de energia solar pode causar impacto muito significativo nas despesas de eletricidade dos consumidores. Ela pode ser responsável por uma economia de até 95% na conta de energia de casas, empresas e estabelecimentos comerciais.

Para entender como essa economia é possível, é necessário ter em mente que a energia gerada pelos painéis solares no sistema on-grid – mais utilizado nas regiões urbanas e ligado à rede pública de distribuição –, por exemplo, não fica automaticamente disponível para o consumo interno. Após sua produção, ela é enviada para a rede elétrica local e é convertida em crédito energético.

Todos os meses, esses créditos serão abatidos da sua conta de luz de acordo com o consumo. O que é gerado, mas não consumido, é cumulativo e pode ser usado em até 60 meses (ou cinco anos). Isso traz grande segurança financeira, já que vai garantir economia mesmo nos períodos do ano que podem ter uma incidência menor de sol.

Mas é importante destacar que os imóveis que têm painéis solares não deixam de pagar a conta de luz. O que acontece é a redução significativa dos valores mensais pelo fato de (na maioria dos casos) você produzir toda a eletricidade que consome. Quando isso acontece, a fatura em questão terá apenas o valor da chamada taxa mínima, relacionada ao custo de disponibilidade da rede elétrica e de iluminação pública.

Diante de tanto potencial de economia, esse sistema se mostra uma excelente alternativa de fornecimento de energia para casas e empresas. Para te ajudar a tirar esse plano do papel, o banco BV, com a campanha Compensa ser Solar, oferece a plataforma digital Meu Financiamento Solar.

Por lá, você pode simular o financiamento completo dos equipamentos e da instalação dos painéis fotovoltaicos, começando o quanto antes a reduzir o valor da sua conta de luz.

Sair da versão mobile