Desemprego no Brasil bate mais um recorde, diz pesquisa do IBGE

Taxa de desemprego bate recorde

Foto: EBC

O Brasil registrou uma taxa de desemprego de 14,7% no trimestre encerrado em abril, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número foi 0,4 ponto percentual acima do trimestre encerrado em janeiro (14,2%) e demonstra que menos da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país. O número de desempregados variou 3,4%, com mais 489 mil pessoas desocupadas. 

Com isso, 14,8 milhões de pessoas estão em busca de emprego, representando um recorde registrado no trimestre encerrado em março, o maior da série desde 2012.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados nesta quarta-feira (30) pelo IBGE e mostram que era bolsonaro sob a política econômica do ministro da Economia, Paulo Guedes, está sendo devastadora para o mercado de trabalho. 

O cenário foi de estabilidade da população ocupada (85,9 milhões) e crescimento da população desocupada, com mais pressão sobre o mercado de trabalho”, afirma a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Ela destacou que o nível de ocupação (48,5%) continua abaixo de 50% desde o trimestre encerrado em maio do ano passado.

Sair da versão mobile