Críticas de Ciro Gomes contra Lula viram munição em grupos bolsonaristas

Reportagem do jornal O Globo identificou menções a vídeos de Ciro em diversos grupos de apoiadores de Bolsonaro

A estratégia do pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) tem sido atacar o oponente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As críticas feitas por Ciro têm tomado um rumo diferente e tem viralizado entra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os vídeos feitos pela pré-campanha de Ciro têm circulado em grupos bolsonaristas em aplicativos de mensagens e estão sendo usados para atacar o petista, principal oponente de Bolsonaro na corrida eleitoral. Segundo o jornal O Globo, em mensagens, apoiadores de Bolsonaro chegaram a ironizar a postura do pedetista: “cabo eleitoral do Bolsonaro”, diz uma das mensagens.

Segundo o jornal O Globo, sete grupos bolsonaristas tiveram citações sobre Ciro e os ataques feitos contra Lula. O mais comum são trechos de falar do pedetista, nas quais ele critica os governos do PT.

Um dos trechos identificadas pela reportagem do jornal é uma entrevista do pré-candidato ao humorista Maurício Meirelles, em 2020. Com o vídeo, havia o comentário: “Ciro Gomes falando bem de Bolsonaro”. Na ocasião, Ciro elogiou o presidente por transferir chefes de facção criminosa.

“Bolsonaro não demorou 60 dias e fez o óbvio. Mas que ninguém fez. Nem Lula fez, nem Dilma fez nem FHC fez. Transferiu os chefes de facções, pros presídios federais e cortou a rede de comunicação”, dizia o pedetista no vídeo compartilhado.

Na mesma edição, Ciro aparece responsabilizando o PT pela situação econômica do Brasil. “Se a gente for honesto não foi o Bolsonaro que criou essa crise. Foi o PT”, diz. Um apoiador, ao comentar, chamou o pré-candidato de “cabo eleitoral”.

“Ciro Gomes se tornou um EXCELENTE cabo eleitoral do Bolsonaro; Continue assim, Ciro”, escreveu na mensagem, revelada pelo O Globo.

Apesar das constantes críticas ao ex-presidente Lula e ao PT, Ciro Gomes declarou que o primeiro objetivo da campanha eleitoral é derrotar Bolsonaro no primeiro turno e, no segundo, o petista.

Ciro pede união contra possível golpe

Em live no seu canal na noite desta terça-feira (10), Ciro Gomes (PDT) disse que enxerga indicações evidentes de que há um golpe antidemocrático em elaboração por Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados e que todos os candidatos, de diferentes partidos, devem se unir para denunciá-lo.

“Há indícios claros de que está em curso um golpe contra a democracia, cujo alvo são as próximas eleições. Ou a sociedade e as lideranças políticas tomam providências já, ou chegaremos a um ponto sem retorno”, disse o pedetista, que é pré-candidato à Presidência da República.

Segundo Ciro, trata-se de manobras “muito sofisticadas” e que envolvem “guerra da informação, da contrainformação, manipulação e espionagem”.

 

Sair da versão mobile