Contas de luz ficarão 16% mais caras; veja quais estados terão aumento

Dois estados e o Distrito Federal terão aumento na conta de luz a partir de hoje. Segundo anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, serão cerca de 8 milhões de consumidores que sofrerão um reajuste de até 16% nas suas faturas.

A mudança foi autorizada nesta quinta-feira (21). Segundo a Aneel, o aumento é causado pelos custos adicionais relatados pelas empresas, devido à inflação, escassez hídrica dos reservatórios, e pela variação do dólar.

Em São Paulo, os 4 milhões de clientes das empresas EDP e CPFL Piratininga serão afetados. Com um aumento de cerca de 16% para as residências e 4% para as indústrias de alta-tensão, a nova tarifa entra em vigor neste sábado (23).

Já em Goiás, a empresa Enel Distribuição está autorizada a aumentar o valor em 16% para as residências e em 14% para as indústrias de alta tensão. Neste caso, a alteração entra em vigor hoje, sexta-feira (22)

Brasília, infelizmente, não ficará de fora dessa. A empresa Neoenergia poderá aumentar a tarifa em 11% para as residências e em 9% para as indústrias de alta tensão. Assim como em Goiás, os novos preços entram em vigor hoje (22).

De acordo com a reguladora, estas alterações estão previstas nos contratos de concessão com as empresas. Com o propósito de cobrir os investimentos e as despesas das empresas, aos consumidores são deixados apenas a opção de reduzir seus gastos.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile