Celular e redes sociais podem atrapalhar trabalhadores temporários que querem ser efetivados

Começou a contagem regressiva para o término dos contratos de trabalho firmados no período de Natal. Muitos trabalhadores temporários sonham em permanecer na empresa ao final da experiência. Mas o que fazer para que o desejo se torne realidade e o trabalhador sazonal vire efetivo?

Um dos principais erros é passar muito tempo olhando para celular e navegando em redes sociais, como Facebook, Instagram e conversando no WhatsApp. As informações são do Extra.

O primeiro passo, segundo Paulo Saphi, especialista em carreira e empreendedorismo, é avaliar a jornada de trabalho de forma geral.

— Faça as seguintes perguntas: você fez o seu melhor? Desempenhou bem o papel esperado pela empresa? Em seguida, pergunte aos seus gestores, equipe e colegas o que acharam do seu trabalho, o que precisa melhorar e o que pode continuar sendo feito. Isso vai ter dar um panorama se há chances de ficar na empresa ou não — detalha.

Saphi aponta, ainda, que o candidato deve saber o posicionamento da empresa para os próximos meses e, assim, tentar ser um dos escolhidos na hora da contratação.

— Tente saber quantos funcionários a empresa pretende manter após o término dos contratos, o que ela quer deles, qual seu plano de desenvolvimento e se há alguma habilidade específica exigida. Analisar as possibilidades que serão oferecidas é importante para se ter proatividade e se colocar a disposição para continuar crescendo e evoluindo com a empresa — pontua.

Se comportar como se estivesse em uma vaga fixa, fazendo o trabalho da melhor forma, também é um ponto positivo para permanecer na empresa. Isso é o que aponta a especialista em RH e Linkedin, Andréa Greco.

— Tratando o temporário como efetivo, você demonstra ao gestor que realmente está interessado. É importante obedecer às regras da organização. Não faça várias coisas ao mesmo tempo para mostrar competência, isso pode atrapalhar a produtividade.

Para Andréa, as empresas buscam profissionais com bom humor, compromisso, colaborativos, flexíveis, dedicados, com iniciativa, ética, postura e que saibam lidar com críticas.

Qual o perfil desejado?

Muitas pessoas não sabem, mas algumas características podem ajudar na hora da escolha de quem efetivar ao fim do contrato. De acordo com Saphi, as empresas buscam pessoas comprometidas, que têm uma visão de longo prazo e de crescimento dentro da empresa. O especialista destaca outros pontos procurados na hora de “bater o martelo”.

— Pessoas disciplinadas, íntegras, proativas, que têm uma visão de futuro e estão dispostas a adquirir novas habilidades para se encaixar no contexto da contratante são boas escolhas na hora de competir com outros candidatos. Na hora em que o funcionário é escolhido, a empresa tem que exercer um papel de treinamento, de cuidado. E, para essas empresas efetivarem uma pessoa que, lá na frente, não vai dar continuidade, é muito ruim, pois se perde tempo e dinheiro. No fim, o que conta não são apenas as habilidades técnicas, mas também as emocionais e pessoas com caráter e conduta ímpares — conclui o especialista em carreira.

Já Andréa Grecco avalia que o trabalhador precisa demonstrar comprometimento e evitar distrações.

— Isso se refere aos valores de cada um dos colaboradores em uma determinada área, se comprometendo e desempenhando um bom trabalho na organização e demonstrando interesse pelas suas atividades.

Veja dicas para conquistar o emprego fixo

Busque construir relacionamento

É muito importante você buscar conhecer as pessoas que fazem parte de sua equipe, ou seja, aumentar ainda mais suas conexões, criar laços com pessoas que agregam em sua carreira. Saiba cultivar estes relacionamentos saudáveis dentro do seu trabalho.

Tenha foco e demonstre interesse

Procure estar envolvido nas atividades, desempenhe da melhor forma o seu papel. Dê sempre o seu melhor, seja proativo, procure resolver as demandas que surgirem. Não se deixe levar por distrações durante o trabalho.

Se dedique

Se envolva com a cultura organizacional da empresa. Busque entender o funcionamento da empresa, os costumes, regras. A comunicação, como a empresa se relaciona com os clientes.

Apresente resultados

Quanto mais claro estiver para você a sua função, mais chance você terá de definir seus objetivos na empresa e com isso trazer resultados. Estabeleça sempre metas pessoais e profissionais.

Evite celular

Mesmo que esteja sem muito movimento ou trabalho, não fique “pendurado” no telefone conversando ou vendo redes sociais.

Cumpra prazos

Procure concluir suas tarefas no prazo determinado, sem postergar a entrega.

Fumar fora de hora

Evite sair fora do horário do intervalo para fumar, pois isso pode prejudicar a sua avaliação junto ao empregador.

Seja pontual e assíduo

Evite chegar atrasado no trabalho ou faltar muito e sem justificativa. Pontualidade e assiduidade fazem parte do perfil desejado pelas empresas.

Não critique seu antigo emprego

Evite falar mal dos seus empregadores anteriores. Lembre-se que você está sendo avaliado o tempo todo.

Cuide da aparência e postura

Não chegue ao trabalho com as roupas ou uniforme bagunçados, sujos ou amassados.

Sair da versão mobile