Câmara dos Deputados cria canal de fact-checking por Whatsapp

Plenário da Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados | Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados já tem um canal para checagem de fatos. O objetivo é combater as praga das fake news

Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário pode consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, estrutura e administração da Casa e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental.

O canal foi lançado durante o Seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, realizado na quinta-feira (5).

ENTENDA COMO FUNCIONA

Além de enviar a resposta ao cidadão por WhatsApp, a Câmara também publicará as demandas de maior interesse na página do Comprove, no Portal da Câmara, e nas redes sociais.

A medida deve facilitar o processo de verificação das fake news. Cada ocorrência levará os selos “É fato”, “É falso” ou “É impreciso”, acompanhado da explicação.

O atendimento será restrito a notícias, ou seja, matérias que possuam características do gênero textual jornalístico. Os interessados deverão enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações que necessitem de checagem.

Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato. Também não serão objetos de checagem conceitos amplos, opiniões e tendências.

Sair da versão mobile