O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Brasil

Ao assumir Orçamento, Tebet diz que pobres serão prioridade

Cerimônia de posse para o Ministério do Planejamento e Orçamento ocorreu no Planalto, com a senadora defendendo responsabilidade fiscal, combate à inflação e a aprovação da reforma tributária.

Redação Por Redação
06/01/2023 - 09:43
em Brasil
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Em cerimônia no Palácio do Planalto, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) tomou posse nesta quinta-feira (05/01) como ministra do Planejamento e Orçamento, ministério que foi recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que, anteriormente, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), integrava o Ministério da Economia.

Durante a posse, ao agradecer a Lula pela nomeação, ela disse que estava assumindo um dos ministérios “mais importantes” do atual governo.

“Que as minhas primeiras palavras sejam de gratidão a Deus, por este momento. Ao presidente Lula, por me confiar uma das mais importantes pastas de seu governo. O Brasil passa direta ou indiretamente pelo Ministério do Orçamento. O futuro do Brasil passa, necessariamente, pelo Ministério do Planejamento”, disse.

Lula, no entanto, não esteve presente. Até agora, o presidente compareceu apenas à cerimônia de posse do vice, Geraldo Alckmin, que será ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Leia Também

Brasil terá alerta de tempestades no Sul e na Região Norte nesta quarta-feira

Jogos da Juventude 2026 começam em Foz do Iguaçu com recorde de participantes

Além de deputados e senadores e do ex-presidente José Sarney, estiveram na posse de Tebet as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Esther Dweck (Gestão), e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil).

Tebet destacou que os pobres serão tratados como prioridade pela pasta.

“Os pobres estarão na prioridade do orçamento público. Não apenas eles: a primeira infância, os jovens, os idosos, as mulheres, os negros, os povos originários, pessoas com deficiência, LGTBQIA+ estarão no orçamento”, afirmou.

Tebet também ressaltou a importância de manter um trabalho focado na responsabilidade fiscal: “Nosso papel, sem descuidar da responsabilidade fiscal, da qualidade dos gastos públicos, é colocar o brasileiro no orçamento”, disse, defendendo ainda a reforma tributária e o combate à inflação e aos juros altos.

Depois, a ministra admitiu que tem divergências econômicas com outros integrantes que envolvem o tema, a exemplo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mas essa característica, segundo ela, na visão de Lula, é uma vantagem, e não um problema.

Ela afirmou que, ao informar o presidente sobre tais divergências, teria sido ignorada, como se Lula quisesse dizer que uma sociedade democrática só pode ser construída com pensamentos diferentes.

A ministra do Planejamento e Orçamento também teceu duras críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Nos últimos anos, faltou vacina, faltou comida, faltou remédio, faltou emprego, faltou educação, faltou cultura. Faltou sustentabilidade. Faltou vida. O negacionismo do ex-presidente deixou, como legado, um país com 33 milhões de pessoas passando fome”, disse Tebet, no seu discurso.

Com informações da DW.

Tags: #Orçamento 2023#Simone Tebet
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Belicismo norte-coreano reacende temor de guerra nuclear

Próxima notícia

Macaé assegura estratégia de revitalização da Bacia de Campos

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital