Abstenções no segundo turno batem recordes no estado do Rio de Janeiro

Abstençoes eleiçoes 2020

Em Campos dos Goytacazes (RJ), 109.516 eleitores deixaram de comparecer às seções eleitorais no segundo turno. (foto: divulgação)

Com os resultados das urnas ainda quente, já é possível afirmar, que as abstenções nas eleições deste ano foram a novidade em todo o país. Em Campos dos Goytacazes (RJ), 109.516 eleitores deixaram de comparecer às seções eleitorais no segundo turno.

Wladimir Garotinho (PSD) saiu vitorioso com 52% e Caio Vianna (PDT) 47% dos votos válidos. Abstenções, brancos e nulos totalizaram 38% dos votos.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, avaliou que é “melhor ter uma abstenção alta do que não ter eleição”.

Segundo o magistrado, quando uma eleição é realizada, significa que a Constituição está sendo cumprida.

“Compatibilizando saúde e segurança com democracia, o resultado foi ótimo”, assegurou Oliveira. Acrescentou que a abstenção costuma sempre ser mais alta no segundo turno.

Para o professor da UENF, Marcos Pedlowski, o grande número de abstenções nas eleições dos municípios do estado do Rio de Janeiro, se deve ao fato de uma profunda alienação do amplo seguimento da população.

“ Os mais pobres não veem sentido em comparecer às urnas. As eleições não se traduz em nenhum tipo de interferência, na vida dessas pessoas, como temos um agravamento na pobreza extrema e da pobreza em geral, eu diria que quanto mais pobre as pessoas estão se tornando elas estão ficando menos tentadas em votar em qual quer um que seja”, disse o professor.

Sair da versão mobile