A seleção brasileira feminina de futebol enfrenta a Argentina neste sábado (10), às 16h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Será a primeira vez que a equipe nacional feminina jogará na casa do Internacional, em uma partida que também servirá como preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil.
O confronto abre uma série de dois amistosos entre as seleções. O segundo está marcado para terça-feira (13), às 20h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
Além da rivalidade sul-americana, os jogos serão uma oportunidade para o técnico Arthur Elias observar novas atletas e avaliar alternativas para a equipe que disputará o Mundial do próximo ano.
Beira-Rio entra no clima da Copa do Mundo Feminina
O amistoso deste sábado também representa um momento importante para Porto Alegre, uma das cidades escolhidas para receber partidas da Copa do Mundo Feminina de 2027.
O Beira-Rio será palco de sete confrontos do torneio, sendo seis pela fase de grupos e um pelas oitavas de final.
O estádio já recebeu jogos da Copa do Mundo masculina de 2014. Antes disso, o Internacional também teve sua antiga casa, o Estádio dos Eucaliptos, utilizada na Copa de 1950.
Com isso, o clube gaúcho terá a marca de sediar partidas de três edições diferentes de Copas do Mundo em estádios próprios.
Brasil terá três desfalques e mudanças na equipe
Arthur Elias convocou 28 jogadoras para os amistosos, mas não poderá contar com a zagueira Tarciane e as atacantes Kerolin e Bia Zaneratto no primeiro confronto.
As três cumprem suspensão por expulsões na partida contra os Estados Unidos, disputada em junho, em Fortaleza. O treinador também terá de cumprir suspensão e não poderá comandar a equipe à beira do campo neste sábado.
As atletas estarão disponíveis para o segundo amistoso, na terça-feira.
Durante os treinamentos em Porto Alegre, Arthur Elias indicou que pretende fazer diversas alterações nas duas partidas para observar o desempenho das convocadas.
A intenção é dar oportunidades a todas as atletas, incluindo as quatro goleiras chamadas. A programação prevê que cada uma tenha aproximadamente 45 minutos em campo ao longo dos amistosos.
Entre as novidades está Yanne, goleira do Bahia, convocada pela primeira vez para a seleção principal após se destacar na campanha do clube no Campeonato Brasileiro.
Outras estreantes são a lateral Tamara Bolt, do Washington Spirit, dos Estados Unidos, e a zagueira Carol Gil, do São Paulo. Carol foi chamada para substituir Thaís Ferreira, do Corinthians, cortada por desconforto no joelho esquerdo.
Provável escalação do Brasil
A seleção brasileira poderá começar a partida com a seguinte formação:
Lorena; Bruninha, Isa Haas, Mariza e Tamara Bolt; Angelina e Duda Sampaio; Priscila, Geyse, Gio Garbelini e Luany.
A escalação oficial ainda depende da definição da comissão técnica.
Histórico recente favorece as brasileiras
Brasil e Argentina não se enfrentam com frequência desde que Arthur Elias assumiu a seleção, após a Copa do Mundo de 2023.
O último encontro aconteceu em março de 2024, pelas quartas de final da Copa Ouro Feminina, nos Estados Unidos. Na ocasião, a seleção brasileira venceu por 5 a 1.
Os gols brasileiros foram marcados por Gabi Nunes, Bia Zaneratto, duas vezes, Yaya e Yasmim. Celeste dos Santos descontou para as argentinas.
Enquanto o Brasil disputou seis partidas contra adversárias como Japão e Estados Unidos nesse período, enfrentou a Argentina apenas uma vez.
Argentina chega classificada para o Mundial
A seleção argentina, comandada por Germán Portanova, convocou 22 jogadoras para os dois amistosos em território brasileiro.
Entre elas estão duas atletas que atuam no futebol nacional: a meia Maricel Pereyra, do São Paulo, e a atacante Martina del Trecco, do Red Bull Bragantino.
A lista também inclui jogadoras com passagens por clubes brasileiros, como Catalina Ongaro, Paulina Gramaglia, Eliana Stabile e Adriana Sachs.
A Argentina já garantiu participação na Copa do Mundo Feminina de 2027, após conquistar o vice-campeonato da Liga das Nações da Conmebol. A Colômbia ficou com o título e também assegurou uma vaga, enquanto Venezuela e Equador disputarão a repescagem internacional.
Os amistosos deste mês serão importantes para as duas seleções ajustarem suas equipes antes do Mundial, que terá o Brasil como país-sede.
*Da Agência Fonte Exclusiva.
