Estudantes da Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida trocaram a sala de aula por uma experiência em meio à natureza, na terça-feira (6). A visita ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã, fez parte do projeto-piloto “Turismo nas Escolas de Quissamã – Conhecendo Quissamã: Meu Lugar, Nosso Destino Turístico”, que aproxima os jovens das riquezas naturais, históricas e culturais do município.
A atividade aconteceu na Lagoa das Garças, um dos ambientes naturais do parque, onde os alunos participaram da oficina “Natureza, cuidado, futuro do território”. Durante o encontro, receberam orientações sobre preservação ambiental, biodiversidade e regras de visitação da unidade de conservação.
A proposta é mostrar que o turismo também pode ser uma ferramenta de aprendizado, despertando nos estudantes o interesse pela história e pelo meio ambiente da cidade onde vivem.
Aula ao ar livre apresenta riquezas naturais de Jurubatiba
Durante a visita, educadoras ambientais do parque explicaram como funciona a unidade de conservação e quais atividades são permitidas em seus diferentes espaços.
Os estudantes conheceram características da fauna, da vegetação de restinga e das lagoas costeiras que compõem a paisagem de Jurubatiba.
A Lagoa das Garças, escolhida para a oficina, possui águas rasas e doces, alimentadas pelas chuvas e pelo lençol freático. O ambiente integra o sistema lagunar do parque e oferece oportunidades para observar a relação entre a água, o solo, a vegetação e os animais.
Além das informações sobre o ecossistema, os alunos foram incentivados a refletir sobre a responsabilidade de moradores e visitantes na conservação desses espaços.
Projeto une aulas de História e visitas a pontos turísticos
O Turismo nas Escolas é desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Educação.
A iniciativa envolve estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Maria Ilka que demonstraram interesse em participar das atividades.
O conteúdo é trabalhado em duas etapas. Na escola, os alunos estudam aspectos históricos e culturais do município durante as aulas de História. Depois, participam de visitas orientadas que permitem conhecer pessoalmente os lugares abordados.
A diretora pedagógica Ariana França destacou que a experiência amplia o aprendizado e aproxima os jovens do patrimônio local.
“Para além da sala de aula, fazer com que eles experimentem novas vivências e conheçam o município em que estudam, em que convivem, em que habitam. Muitos estão aqui no Parque da Restinga de Jurubatiba pela primeira vez. É uma rica experiência em conexão com a natureza também, para poder valorizar a nossa terra”, afirmou.
Segundo Ariana, a oficina tem despertado o interesse de outros estudantes, com uma procura crescente pelas atividades.
Visita também marcou o Dia Internacional da Geodiversidade
A atividade foi realizada em 6 de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Geodiversidade.
A celebração chama a atenção para a importância dos elementos naturais que formam as paisagens, como rochas, solos, relevo e recursos hídricos.
Para a coordenadora técnica do projeto, a turismóloga Danielle Feyo, conhecer esses ambientes ajuda os estudantes a compreender a relação entre a comunidade e o território.
“Hoje estamos aqui em um dia bem especial, porque é o Dia Internacional da Geodiversidade, que destaca justamente a relação que a gente tem com o lugar onde vive, ampliando o nosso olhar para aquilo que está à nossa volta e, assim, percebendo também que fazemos parte de Quissamã”, explicou.
Próxima visita será ao Museu Casa Quissamã
O calendário do projeto prevê uma nova atividade na terça-feira, 13 de outubro. Desta vez, os estudantes visitarão o Museu Casa Quissamã.
A proposta é ampliar o conhecimento sobre a história do município, complementando a experiência ambiental realizada em Jurubatiba.
Com as visitas, a prefeitura pretende incentivar os alunos a reconhecer o valor dos atrativos turísticos e a compartilhar o conhecimento adquirido com familiares e outros moradores.
Parque de Jurubatiba reúne 44 quilômetros de praias e 18 lagoas
Localizado no litoral norte fluminense, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba abrange áreas de Macaé, Carapebus e Quissamã.
A unidade de conservação reúne aproximadamente 44 quilômetros de praias e 18 lagoas costeiras, além de uma extensa área de vegetação de restinga que abriga diferentes espécies de animais e plantas.
Quissamã concentra cerca de 60% da extensão territorial do parque, segundo os dados apresentados pela administração municipal.
Além de proteger um ecossistema ameaçado pela ocupação humana, Jurubatiba é um importante espaço para pesquisas científicas, educação ambiental e turismo de natureza.
Entre as atividades oferecidas aos visitantes estão caminhadas, contemplação da paisagem e práticas recreativas autorizadas, sempre respeitando as regras de conservação da unidade.
Para os estudantes que participaram da oficina, a visita representou uma oportunidade de descobrir um patrimônio natural que faz parte do próprio município e compreender por que sua preservação é importante para as próximas gerações.
*Da Agência Fonte Exclusiva.
