O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Cidades
Macaé realiza congresso sobre doação de órgãos nos dias 28 e 29 de setembro, com palestras, informações e participação gratuita da comunidade.

Imagem: Ilustração/ Agência Fonte Exclusiva

Macaé promove congresso para ampliar debate sobre doação de órgãos

Evento acontece em 28 e 29 de setembro e destaca a importância de conversar com a família sobre a decisão de doar.

redacao Por redacao
15/09/2026 - 18:58
em Cidades
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

A decisão de ser doador de órgãos envolve não apenas uma escolha individual, mas também uma conversa importante dentro da família. Esse será um dos assuntos discutidos durante o I Congresso Municipal de Conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que será realizado em Macaé nos dias 28 e 29 de setembro.

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o encontro terá participação aberta à população e pretende ampliar o acesso a informações sobre o processo de doação e transplante. Com o tema “Doar é transformar uma despedida em novos começos”, a programação será realizada das 9h às 15h, na Câmara Municipal de Macaé.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line disponibilizado pela organização.

Congresso faz parte do Setembro Verde

A programação ocorre na semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, e integra as ações do Setembro Verde, campanha voltada à conscientização sobre a importância da doação.

Leia Também

Rio das Ostras terá quatro eventos gratuitos com música, carros antigos e frutos do mar em novembro

Rio das Ostras divulga calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos em novembro

Durante o congresso, serão abordados diferentes aspectos relacionados à doação de órgãos e tecidos, com espaço para esclarecimento de dúvidas e discussão sobre as etapas que envolvem o processo.

Para Waneska Madeira, enfermeira e coordenadora da equipe de Doação de Órgãos para Transplante (e-DOT), a proposta também é estimular os participantes a levarem as informações para seus círculos de convivência.

A expectativa é ampliar o diálogo sobre o assunto e incentivar que as pessoas conversem antecipadamente com seus familiares sobre a intenção de serem doadoras.

HPM registra 14 captações no primeiro semestre

A campanha de conscientização também ocorre em um momento de resultados positivos na área de captação de órgãos em Macaé.

Entre janeiro e junho deste ano, o Hospital Público de Macaé (HPM) realizou 14 captações. No mesmo período, a unidade alcançou taxa de aceitação de 55,5% entre os casos considerados viáveis para doação.

O percentual ficou acima da média registrada no Estado do Rio de Janeiro, que foi de 33% no mesmo período.

Os números refletem o trabalho das equipes de saúde na identificação de potenciais doadores e na condução dos procedimentos necessários para que os órgãos possam ser destinados a pacientes que aguardam por um transplante.

Informação ajuda a esclarecer dúvidas

Segundo a coordenadora da e-DOT, falar sobre doação antes de uma situação de perda pode ajudar as famílias a compreenderem melhor a decisão e o funcionamento do processo.

A iniciativa busca justamente criar mais espaços para esse diálogo, já que a falta de informação ainda pode gerar dúvidas sobre as etapas envolvidas na doação de órgãos e tecidos.

Serviço

I Congresso Municipal de Conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Tema: “Doar é transformar uma despedida em novos começos”

Data: 28 e 29 de setembro

Horário: das 9h às 15h

Local: Câmara Municipal de Macaé — Avenida Antônio Abreu, 1805

Participação: aberta à comunidade

Inscrições: gratuitas, por formulário on-line disponibilizado pela organização

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #DoaçãoDeÓrgãos#Doadores#HospitalPúblicoDeMacaé#HPM#Macae#Saude#SetembroVerde#TransplanteConscientização
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

SUS realiza mais de 7,5 milhões de cirurgias eletivas no primeiro semestre

Próxima notícia

Mesários das Eleições 2026 têm até outubro para concluir treinamento obrigatório

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital