O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política
Ministro Dias Toffoli restringe uso de quebras de sigilo pela CPMI do INSS, mantém validade das medidas e transfere documentos para guarda do Senado Federal.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

STF limita acesso da CPMI do INSS a dados sigilosos e reacende debate sobre poderes do Congresso

Decisão de Dias Toffoli determina envio de documentos envolvendo sócio do Banco Master à Presidência do Senado.

Redação Por Redação
13/12/2025 - 11:03
em Política
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal voltou a colocar em evidência a discussão sobre os limites de atuação das comissões parlamentares de inquérito e o manuseio de informações sensíveis. Nesta sexta-feira (12), o ministro Dias Toffoli determinou que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS fique temporariamente impedida de utilizar os documentos obtidos a partir das quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico do banqueiro Daniel Vorcaro, sócio do Banco Master.

Conforme o despacho, todo o material reunido pela CPMI deverá ser retirado da comissão e encaminhado à Presidência do Senado Federal. Os documentos permanecerão sob custódia institucional até que o STF analise de forma definitiva a questão. Como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não integra a CPMI, a medida impede, na prática, o acesso direto dos parlamentares responsáveis pela investigação aos dados sigilosos neste momento.

Apesar da restrição, o ministro negou o pedido da defesa de Daniel Vorcaro que solicitava a anulação das quebras de sigilo. Toffoli considerou legais tanto as deliberações da CPMI quanto as decisões judiciais que autorizaram a obtenção das informações. Assim, os atos permanecem válidos, embora a análise do conteúdo fique suspensa até nova deliberação da Corte.

A quebra de sigilo havia sido aprovada pela CPMI na semana anterior. O colegiado investiga suspeitas de irregularidades em operações de crédito concedidas pelo Banco Master a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, além de aplicações feitas por fundos de previdência de servidores públicos na instituição financeira. A liquidação do banco pelo Banco Central aumentou o impacto e a relevância das apurações.

Leia Também

Governo propõe usar R$ 11,2 bilhões em emendas para financiar transporte gratuito

Quaest: Flávio tem 45% e Lula 44% no segundo turno

Daniel Vorcaro e outros sócios do Banco Master também são investigados na Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal. A apuração busca esclarecer a suposta concessão de créditos inexistentes ou irregulares, além de investigar circunstâncias relacionadas à tentativa de venda do banco ao Banco Regional de Brasília, ligado ao governo do Distrito Federal.

A decisão do STF gerou reação imediata no Congresso Nacional. O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI do INSS, criticou publicamente a medida, afirmando que a retirada dos documentos prejudica o andamento das investigações. Segundo ele, a limitação compromete a transparência do processo e enfraquece a apuração dos fatos.

De acordo com o parlamentar, impedir o acesso temporário às informações obtidas por meio das quebras de sigilo dificulta a identificação de responsabilidades e o esclarecimento de possíveis prejuízos causados a aposentados, pensionistas e fundos públicos. A CPMI segue em funcionamento, mas agora aguarda uma definição final do Supremo Tribunal Federal sobre o destino e o uso do material recolhido.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #BancoMaster#CongressoNacional#CPMIdoINSS#DanielVorcaro#DiasToffoli#Investigação#PolíticaBrasileira#QuebraDeSigilo#SenadoFederal#STF
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Eduardo Bolsonaro critica retirada de sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

Próxima notícia

Angra dos Reis lança campanha “Lixo Zero” para promover sustentabilidade

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital