O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política
Encontro entre Lula e Trump trata de tarifas, sanções e julgamento de Bolsonaro.

Reprodução | Agência Brasil

Lula e Trump sinalizam reaproximação e tratam de tarifas e temas políticos entre os dois países

O encontro ocorre após meses de tensão e abre espaço para retomada do diálogo entre os governos brasileiro e americano

Redação Por Redação
27/10/2025 - 18:25
em Política
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27) que Donald Trump garantiu um acordo rápido para revisar as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O encontro entre os dois líderes ocorreu na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

“Ele me garantiu que teremos um acordo, e acredito que será mais rápido do que muita gente pensa”, declarou Lula em coletiva de imprensa. Segundo o presidente, representantes dos dois países devem se reunir nas próximas semanas, em Washington, para tratar dos detalhes.

Durante a conversa, Lula disse ter pedido a suspensão das tarifas e a revisão das sanções aplicadas pelos EUA a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a autoridades do governo brasileiro. As punições incluem medidas contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e até o cancelamento do visto de sua filha de 10 anos.

O governo americano justificou as sanções com base na Lei Magnitsky, que prevê punições a estrangeiros acusados de violações de direitos humanos. O programa Mais Médicos, segundo Washington, teria envolvido trabalho forçado de profissionais cubanos entre 2013 e 2018 — interpretação rejeitada por Brasília.

Leia Também

Governo propõe usar R$ 11,2 bilhões em emendas para financiar transporte gratuito

Quaest: Flávio tem 45% e Lula 44% no segundo turno

Lula relatou que Trump se mostrou “surpreso” ao saber da amplitude das sanções e afirmou que o tema será tratado diretamente entre ambos, enquanto assessores discutirão questões comerciais. O presidente brasileiro também defendeu o julgamento do STF que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, classificando-o como “sério e com provas contundentes”.

Apesar das divergências, Lula afirmou ter sentido “sinceridade” no encontro com o republicano. “Quando você conhece uma pessoa pessoalmente, é diferente. É preciso olhar nos olhos, apertar a mão. Acho que houve franqueza na conversa”, disse.

O encontro marcou a primeira reunião formal entre Lula e Trump. A relação entre os dois estava estremecida desde que Washington anunciou, em julho, o tarifaço contra o Brasil. A reaproximação começou em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Antes da reunião, Trump declarou à imprensa que era “uma honra estar com o presidente do Brasil” e expressou otimismo com a retomada das negociações. Após o encontro, a Casa Branca publicou uma foto dos dois cumprimentando-se, acompanhada da frase: “Acredito que faremos ótimos acordos para os dois países.”

Além das questões comerciais, Lula ofereceu a Trump apoio para intermediar o diálogo entre Estados Unidos e Venezuela, defendendo que a América do Sul permaneça uma “zona de paz”.

A delegação brasileira na viagem ao Sudeste Asiático inclui os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Asean#Brasil#Donald Trump#Estados Unidos#Lula#Malásia#Sanções#STF#Tarifascomércio exteriorrelações internacionais
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Polícia prende suspeito de furtar bicicleta no centro de Cabo Frio

Próxima notícia

Mulheres vítimas de feminicídio no Grande Rio em 2025 foram atingidas por policiais e agentes de segurança

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital